Adeptos do País de Gales autorizados a entrar nos estádios com adereços arco-íris

Associação de Futebol de Gales anunciou que a FIFA confirmou que os adeptos galeses vão poder passar a entrar nos recintos com chapéus e bandeiras arco-íris.

Foto
A permissão entra já em vigor a partir desta sexta-feira, no jogo frente ao Irão Football Association of Wales/Twitter

A Associação de Futebol de Gales (FAW, na sigla inglesa) comunicou esta quinta-feira que os adeptos do País de Gales vão poder entrar nos estádios de futebol do Qatar munidos dos seus chapéus e bandeiras com as cores do arco-íris. A permissão entra já em vigor a partir desta sexta-feira, na jornada em que os galeses defrontam a selecção do Irão, no estádio Ahmed bin Ali.

“Em resposta à FAW, a FIFA confirmou que os fãs com chapéus da Rainbow Wall e bandeiras de arco-íris vão ser autorizados a entrar no estádio para o jogo com o Irão de sexta-feira. Todos os estádios do Mundial foram contactados e instruídos para cumprir as regras e regulamentos acordados”, refere a FAW numa publicação no Twitter.

A FAW aproveitou ainda para instar a FIFA a “aderir à mensagem de que todos serão bem-vindos ao Qatar durante o Mundial, e a continuar a frisar quaisquer outras questões de direitos humanos”. “Mantemos a crença de que o futebol é para TODOS”, conclui a nota da Associação de Futebol de Galeses.

O grupo de adeptos Rainbow Wall, que junta fãs LGBTQ+ da selecção galesa, acusou a organização de obrigar a retirar adereços arco-íris no primeiro jogo, frente aos Estados Unidos, à entrada do estádio (também o Ahmed bin Ali). A claque adiantou que os homens foram abrangidos pela proibição, mas esta teria começado, numa primeira fase, apenas junto das mulheres.

O relato do grupo foi ainda confirmado pela antiga capitã da selecção de futebol feminino galês, Laura McAllister, que se viu obrigada a retirar o chapéu antes de entrar no estádio.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários