Cristiano Ronaldo e Manchester United: o fim por mútuo acordo

Clube agradece “imensa contribuição” de Cristiano Ronaldo. Jogador diz que é a “altura certa para procurar um novo desafio”.

Foto
Cristiano Ronaldo regressou ao Man United em 2021 Reuters/CRAIG BROUGH

Cristiano Ronaldo vai deixar o Manchester United por mútuo acordo, com efeitos imediatos, avançou esta terça-feira o clube em comunicado.

“O clube agradece-lhe pela sua imensa contribuição em duas passagens por Old Trafford, marcando 145 golos em 346 jogos e deseja-lhe, a ele e à família, o melhor para o futuro. Todos no Manchester United continuam focados em continuar o progresso da equipa sob o comando de Erik ten Hag e em trabalhar juntos para obter sucesso em campo”, lê-se na nota do clube da cidade de Manchester.

O jogador português já reagiu ao anúncio do clube. “Depois de conversas com o Manchester United, acordámos mutuamente terminar antecipadamente o nosso contrato. Adoro o Manchester United e adoro os adeptos, isso nunca vai mudar. No entanto, parece a altura certa para procurar um novo desafio. Desejo todo o sucesso à equipa”, lê-se na nota publicada pela Sky Sports.

A saída do internacional português é oficialmente anunciada dias depois da divulgação na íntegra da entrevista que Ronaldo concedeu ao jornalista Piers Morgan para a ​TalkTV. Entre outras afirmações, Cristiano Ronaldo criticou publicamente treinador e dirigentes e disse que não se sentiu apoiado pelo Manchester United quando a filha recém-nascida estava hospitalizada, motivo pelo qual falhou a pré-temporada do clube inglês.

Noutro excerto da entrevista, o internacional português criticou os donos do Manchester United. “Não querem saber do clube. Quer dizer, profissionalmente, em termos do desporto. Como sabem, o Manchester United é um clube do marketing e eles ganham o dinheiro com o marketing. Do desporto, da minha opinião, eles não querem saber”.

No início desta semana, o Manchester United assegurou ter começado a dar “os passos apropriados” em resposta à entrevista do futebolista português. O avançado ficou de fora dos últimos três jogos dos “red devils”, e embarcou na segunda-feira para o Qatar com a selecção portuguesa, para o Mundial 2022.

Os últimos meses têm sido marcados por várias polémicas a envolver o atleta e o clube. No Verão, a sua possível transferência foi o principal tema de discussão do mercado de transferências e, quando não se concretizou, prometeu que daria uma entrevista para esclarecer o assunto. Desde então, a actuação nos relvados tem sido intermitente, entre a titularidade, o banco de suplentes e a ausência dos convocados. O português foi mesmo afastado dos treinos da primeira equipa por abandonar um jogo ainda a decorrer, tendo-se recusado a ser suplente utilizado.

Entrevista não vai abalar selecção, garante Ronaldo

Ainda antes deste desfecho, Ronaldo mostrou-se esta segunda-feira convicto de que a entrevista a Piers Morgan ​“não vai influenciar o desempenho” da selecção portuguesa de futebol no Mundial 2022, no Qatar, e assegurou que o grupo luso está “blindado”.

O capitão da equipa das “quinas” ainda não se tinha manifestado depois da entrevista em que criticou o Manchester United e o treinador Erik ten Hag, tendo deixado claro que o timing “não vai abalar” Portugal.

“O timing é sempre o timing. Para vocês é fácil opinar, escrever. Não tenho de pensar no que outros pensam. Tenho a certeza absoluta de que não vai influenciar o desempenho da selecção e não serão influenciados pelo que os outros dizem ou escrevem. O grupo está blindado, é um grupo unido, todos querem jogar. Não vai abalar nada”, garantiu Cristiano Ronaldo, em conferência de imprensa.

Cristiano Ronaldo regressou ao Manchester United em 2021, altura em que assinou um vínculo de dois anos, após uma primeira passagem (2003-2009), já depois de representar o Real Madrid e a Juventus. Com Lusa

Sugerir correcção
Ler 27 comentários