Nascem nos EUA dois bebés gémeos de embriões congelados há 30 anos

Lydia Ann e Timothy Ronald nasceram há três semanas nos Estados Unidos.

Foto
Embrião congelado em centro português (imagem de arquivo) nelson garrido

Um casal norte-americano teve dois bebés gémeos cujos embriões foram congelados e tinham sido concebidos há 30 anos, em 1992, divulgaram esta segunda-feira órgãos de comunicação dos Estados Unidos.

Para o Centro Nacional de Doação de Embriões (NEDC, em inglês), estes serão os embriões mais antigos a serem utilizados com sucesso, embora não existam dados globais oficiais para suportar esta informação.

A mãe, Rachel Ridgeway, é apenas três anos mais velha do que os embriões, que agora são dois bebés chamados Lydia Ann e Timothy Ronald.

Já a doadora de ovócitos tinha 34 anos nessa altura e o doador de espermatozóides tinha 50 anos, quando os embriões foram concebidos.

A clínica explicou que outros embriões, que seriam irmãos dos actuais, foram implantados em algum momento naquela mulher.

Timothy e Lydia nasceram há três semanas. Os seus embriões estiveram 15 anos à espera numa clínica de fertilidade da Costa Oeste e depois outros 15 anos armazenados no laboratório da Southeastern Fertility, uma clínica médica afiliada do NEDC.

O recorde anterior para embriões mais antigos utilizados com sucesso, segundo o NEDC, era um de 27 anos. O primeiro bebé-proveta do mundo, Louise Brown, nasceu a 25 de Julho de 1978.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários