Mais de 160 mortos após sismo na Indonésia

Sismo de magnitude 5,6 atingiu a província de Java Ocidental, que é a mais populosa do país. Autoridades acreditam que número de vítimas poderá aumentar.

mundo,indonesia,asia,catastrofes-naturais,sismos,
Fotogaleria
Sismo na Indonésia fez centenas de feridos ADI WEDA / EPA
mundo,indonesia,asia,catastrofes-naturais,sismos,
Fotogaleria
Uma escola atingida pelo sismo em Cianjur Reuters/STRINGER
mundo,indonesia,asia,catastrofes-naturais,sismos,
Fotogaleria
Uma escola atingida pelo sismo em Cianjur Reuters/STRINGER
mundo,indonesia,asia,catastrofes-naturais,sismos,
Fotogaleria
Pessoal médico trata as vítimas no exterior de um hospital em Cianjur Reuters/ANTARA FOTO
,Indonésia
Fotogaleria
Funcionários municipais ajudam a retirar colegas de um edifício Reuters/ANTARA FOTO

Pelo menos 162 pessoas morreram na sequência de um sismo de magnitude 5,6 na escala de Richter que atingiu a província de Java Ocidental, a mais populosa da Indonésia, nesta segunda-feira.

O governador da província de Java Ocidental, Ridwan Kamil, confirmou a morte de pelo menos 162 pessoas. É possível que o número de mortes e feridos venha a aumentar. Segundo a agência nacional de desastres, há mais de 700 feridos e mais de duas mil casas foram destruídas ou danificadas. Estima-se que mais de 13 mil pessoas tenham ficado desalojadas.

A área atingida pelo sismo é densamente povoada e os edifícios são frequentemente construídos com materiais frágeis, diz a BBC.

O sismo desta segunda-feira atingiu Cianjur, a cerca de 75 quilómetros da capital, Jacarta, a uma profundidade de dez quilómetros, de acordo com a agência meteorológica e geofísica do país (BMKG), que afastou a hipótese de haver um tsunami. A electricidade foi cortada na cidade, dificultando as comunicações entre as equipas de resgate e num bairro a que é impossível chegar e num local onde há pessoas debaixo de escombros, diz a Reuters.

Imagens da Metro TV mostram alguns edifícios de Cianjur reduzidos praticamente a escombros, enquanto habitantes se concentravam no exterior.

Muchlis, que estava em Cianjur na altura do sismo, diz ter sentido “um forte abalo” e disse que as paredes e o tecto do edifício do seu escritório ficaram danificados. “Estou muito chocado. Tenho medo de que haja outro sismo”, disse Muchlis, acrescentando ter visto muitas pessoas a fugir das suas casas, algumas a desmaiar e a vomitar.

Nas duas horas que se seguiram ao sismo, foram registadas pelo menos 25 réplicas pelo BMKG.

Em Jacarta, algumas pessoas abandonaram os seus edifícios no centro financeiro da capital, enquanto outras disseram ter sentido abalos e ter visto os móveis a mexerem-se, segundo testemunhas ouvidas pela Reuters.

A Indonésia está localizada no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma zona altamente activa em termos geológicos, onde placas tectónicas diferentes se encontram, criando um número elevado de sismos e vulcões. Em 2018, mais de duas mil pessoas morreram na sequência de um sismo, seguido de um tsunami.

Sugerir correcção
Comentar