No seu “maior orçamento de sempre”, Câmara do Porto volta a endividar-se

Depois de anos endividamento zero, autarquia contrai empréstimo de 50 milhões para orçamento de 2023, que se situará nos 385,8 milhões de euros. CDU e BE votaram contra, PS absteve-se.

Foto
Orçamento para 2023 foi aprovado com o apoio do PSD, que votou a favor, e do PS, que se absteve Adriano Miranda

As “contas à moda do Porto”, com endividamento zero, orgulharam Rui Moreira, que teve até múpis sobre o assunto espalhados pela cidade. Mas a realidade alcançada em 2020 mudou e o orçamento da Câmara do Porto para 2023 foi construído “com a criação de endividamento”, no valor de 50 milhões de euros. Quem o sublinhou foi o próprio presidente da autarquia, num auto-elogio das suas escolhas passadas. “Sempre dissemos que as nossas políticas deviam ser anticíclicas. Quando há crise e previsão de crise, é que devemos fazer maiores investimentos e usar a capacidade de endividamento. Quando as coisas correm bem, devemos pagar dívida.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários