Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar: mais do que um prémio, o impulso certo

O Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar conta com 13 edições de muitas histórias, mas, acima de tudo, de muitas vidas transformadas para melhor. Vamos conhecer os finais felizes da edição de 2022.

Foto

Esta é uma história que tem vindo a ser contada desde 2010. Numa iniciativa conjunta entre o BPI e a Fundação ”​la Caixa”, o Prémio Capacitar vai já na sua 13ª edição. Desde o seu lançamento que o objectivo se mantém igual a si mesmo: apoiar projectos, a executar em território nacional, que promovam a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, sem esquecer as suas famílias, dando especial destaque à autonomia, empregabilidade e bem-estar. Nas suas 13 edições, foram já premiados 276 projectos, no valor de 8,7 milhões de euros, mudando a vida de mais de 47 000 pessoas.

O sucesso tem sido uma constante e o ano de 2022 não foi diferente - 24 candidaturas premiadas, no valor de mais de 1 milhão de euros.

Mas mais do que um Prémio em valor monetário, este é um apoio capaz de mudar a vida e o trajecto dos projectos que a ele se candidatam. Quem o diz é Ana Leocádia Marcão, Psicóloga na APPACDM de Évora, um dos projectos vencedores, que tem como missão a reintegração social de pessoas com doença mental através da dinamização de actividades diversas como grupos de partilha, expressão plástica, expressão dramática, entre outros:

Foto

“A presente candidatura vai ao encontro de uma das principais lacunas identificadas na APPACDM de Évora”, refere Ana Marcão. “Pretende ser um projecto de inovação, de melhoria contínua da prestação de serviços personalizados ao nível das respostas reabilitativas psicossociais e de suporte, para pessoas com doença mental moderada a grave. O Prémio Capacitar, vem permitir alargar as respostas da APPACDM de Évora e melhorar a nossa intervenção, não só através do bem-estar dos beneficiários, como do crescimento de quem com eles trabalha”.

E se há algo que este Prémio traz consigo é uma noção e uma vontade de futuro. “Perspectivamos que este projecto, não se prenda apenas com a relação custo-benefício, mas que se possa perpetuar, no sentido de vir a ser um projecto de inovação ao nível das respostas reabilitativas psicossociais e de suporte, uma vez que a não-existência no concelho de Évora, torna-o um projecto FundaMENTAL”, de igual modo, procura-se também que esta intervenção inovadora, venha possibilitar a replicação destes grupos noutras localidades de intervenção da APPACDM de Évora”, reforça.

Histórias de sentidos e sentimentos

A Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais junta-se igualmente à lista de projectos premiados e reforça o impacto que um Prémio como este pode ter: “A Associação Algarvia procura desenvolver projectos inovadores, diferenciados e de melhoria dos serviços que presta, para ir ao encontro do desenvolvimento dos nossos jovens/adultos e das suas necessidades que vão divergindo ao longo do tempo e no percurso de cada um. A nossa equipa multidisciplinar desenvolve inúmeros projectos para que estes possam ser implementados nos serviços que prestamos, no entanto, e por vezes, os mesmos requerem investimento financeiro fora do alcance e dos recursos da instituição. Por este motivo, o impacto deste prémio no percurso da instituição é muito significativo, uma vez que sem ele, este projecto não poderia ser desenvolvido por falta de recursos financeiros”.

Nesta que é uma iniciativa que promove a Criação de Histórias Multissensoriais (HMS), recorrendo aos sentidos para facilitar a compreensão dos conteúdos e promover as competências cognitivas, sensoriais, emocionais e de comunicação, para pessoas com multideficiências, o caminho a ser traçado inclui ainda vários objectivos por cumprir. E o ano de 2023 será um ano de várias conquistas. “Perspectivamos a conclusão no próximo ano, de um sonho de várias décadas, a construção de um Lar residencial e de um centro de actividades e capacitação para a inclusão, cuja empreitada de construção iniciou em Agosto, com término previsto para o fim do ano de 2023. Este é o maior projecto que a instituição já perspectivou, no entanto há tantas outras perspectivas, nomeadamente a criação de novas respostas sociais, modernização dos nossos serviços através da melhoria das nossas instalações, adaptando-as às novas realidades e necessidades. Enfim, projectos, inovação e melhoria contínua dos nossos serviços para a satisfação plena das necessidades dos nossos jovens/adultos, serão sempre a prioridade da instituição”, partilha Carla Farias, Psicóloga Clínica da Associação.

No fundo, todo o apoio é fundamental quando se trata de projectos que lutam por fazer a diferença na vida da população. E o caminho do Prémio BPI Fundação ”​la Caixa” Capacitar tem sido traçado nesse sentido. 13 anos a ser o impulso capaz de abrir portas para o futuro.

Sugerir correcção
Comentar