Turquia ataca curdos na Síria e Iraque em resposta a atentado em Istambul

Ancara anuncia destruição de 89 alvos curdos, que responsabiliza pelo ataque de 13 de Novembro na avenida Istiklal, na maior cidade turca.

Foto
Ataque turco atingiu "terroristas", segundo Ancara, ou silos de cereais e civis, segundo as Forças Democráticas da Síria DR/Reuters

O Ministério da Defesa da Turquia anunciou este domingo que ataques realizados na véspera contra bases curdas no norte da Síria e do Iraque destruíram 89 alvos, como abrigos e depósitos de munições.

O ministério acrescentou que as pessoas que culpa pelo ataque, do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e da milícia síria YPG, que a Turquia diz ser um ramo do PKK, “estão entre os que foram neutralizados”.

O atentado de 13 de Novembro da avenida Istiklal, a mais percorrida de Istambul, tanto por locais como por turistas, e por isso também muito vigiada, foi um duro golpe para o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que enfrenta eleições no próximo ano, e em que já parte com uma popularidade descendente por causa de uma crise económica e de uma inflação acima dos 85%.

O Governo turco culpou rapidamente militantes curdos da Síria pelo ataque, que matou seis pessoas e deixou mais de 80 feridas, apontando para uma mulher síria como suspeita e dizendo que tinha sido treinada pelas forças curdas na Síria.

Não houve reivindicação de responsabilidade, e o tanto os curdos turcos do PKK como as YPG (Unidades de Defesa do Povo) da Síria negaram ter tido envolvimento no ataque. O PKK é considerado um movimento terrorista não só pela Turquia mas pelos EUA e União Europeia. Mas as YPG foram aliadas dos norte-americanos e dos europeus na luta contra o Daesh.

Kobani, a cidade que derrotou o ISIS [uma das denominação do Daesh, que se autoproclamava como Estado Islâmico], está a ser sujeita a bombardeamentos da ocupação turca”, escreveu um porta-voz no Twitter no sábado à noite.

As Forças Democráticas da Síria (FDS), lideradas pelas YPG, disseram no sábado à noite que a aviação turca atacou duas aldeias com pessoas internamente deslocadas no Norte da Síria. O porta-voz afirmou que os ataques turcos destruíram locais de armazenamento de cereais, uma central eléctrica e um hospital. Segundo o porta-voz, morreram onze civis, incluindo um jornalista.

Numa declaração, as FDS prometeram retaliação pelo ataque.

A Turquia tinha afirmado na terça-feira que planeava um ataque contra alvos no Norte da Síria depois de terminar uma operação contra o PKK no Iraque. A Turquia concretizou, até agora, três incursões no Norte da Síria contra as YPG.

Ancara leva a cabo regularmente ataques aéreos no Norte do Iraque e mandou ainda forças terrestres para a operação contra o PKK no país.

Na Turquia, o PKK leva a cabo uma insurreição desde 1984, num conflito que provocou dezenas de milhares de mortos entre civis, polícias e militares.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários