Uma mulher fora de série

Nancy Pelosi não vai para casa. Abdica da liderança da sua bancada, mas mantém-se no Congresso, reeleita com 84% dos votos.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. Há dois momentos recentes que permitem facilmente imaginar, mesmo para quem observa de fora, quem foi e quem é essa mulher de aspecto frágil, impecavelmente vestida, que se move sobre saltos em forma de agulha como se fossem sapatilhas de desporto, que entra nas salas do poder onde predominam os fatos escuros dos homens, atraindo imediatamente sobre si todos os olhares. Um deles é muito recente. Chegou ao conhecimento público graças à divulgação de um vídeo que gravado nos momentos dramáticos durante os quais uma horda de insurrectos invadiu o Capitólio, a 6 de Janeiro de 2012, numa tentativa violenta de impedir a transição de poder entre dois Presidentes – Donald Trump e Joe Biden. Ela própria era um dos principais alvos da multidão. “Onde está Pelosi?”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários