Mudanças nos “vistos gold” tiveram “pouco impacto” no mercado residencial de Lisboa

O peso dos estrangeiros sobre o mercado residencial em Lisboa não diminuiu, apesar das alterações às regras dos vistos “gold”, mostram dados da Confidencial Imobiliário.

Foto
Os estrangeiros respondem por 33% do investimento feito em habitação em Lisboa. Miguel Manso

As alterações à lei das autorizações de residência para actividade de investimento (ARI), mais conhecidas por vistos gold", parecem ter ficado longe dos efeitos pretendidos, pelo menos no primeiro ano da sua aplicação. Desde o início deste ano que a obtenção de vistos gold” por via da aquisição de casas está proibida nas zonas de maior pressão habitacional — em particular, Lisboa e Porto —, mas a capital não saiu do radar dos investidores internacionais. Na verdade, o peso dos estrangeiros sobre o mercado residencial em Lisboa está em linha com os anos anteriores, tendo até aumentado em relação ao ano passado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários