Jogos com História: o dia um dos Mundiais de futebol

A história, em campo, dos Mundiais de futebol começa, não com um, mas com dois jogos. A 13 de Julho de 1930, a França derrotou o México por 4-1 e os EUA surpreenderam a Bélgica e venceram por 3-0.

Foto
A festa da vitória dos jogadores do Uruguai no primeiro Campeonato do Mundo de futebol DR

O Uruguai é um dos maiores fenómenos do futebol mundial. A regularidade com que descobre, lança e exporta grandes jogadores para todo o mundo é quase inacreditável, tendo em conta a exiguidade do seu campo de recrutamento: menos de 3,5 milhões de habitantes. Segundo a Wikipédia, é o 89.º país ou território em superfície, mas apenas o 131.º em população (por comparação, Portugal é, respectivamente, 109.º e 87.º). Mais: o Uruguai é o único país da história com menos de 40 milhões de habitantes a sagrar-se campeão mundial. E fê-lo por duas vezes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários