Cidadãos formam grupo para alertar para o ruído e pedir fim do aeroporto de Lisboa

Moradores afectados pelo ruído do aeroporto juntarem-se na plataforma cívica “Aeroporto Fora, Lisboa Melhora”. Defendem o fim dos voos nocturnos e o encerramento da Portela. Apresentam-se este sábado.

Foto
No último mês, tem havido mais voos durante a noite devido à instalação de um novo sistema de tráfego Daniel Rocha/Arquivo

Quando Sérgio Morais comprou a sua casa em Alvalade, nunca pensou que o ruído produzido acima da sua cabeça tornasse quase impossível habitá-la. “Não esperava que a situação fosse tão má.” Os aviões passavam já em intervalos de poucos minutos, muito cedo e já de noite, estremecendo o prédio e colocando em causa o descanso e a saúde de moradores. Desde então, mudou as janelas para umas com vidros duplos, mudou de quarto — e voltou a mudar em busca de um lugar onde consiga descansar e trabalhar —, experimentou vários tipos de tampões para os ouvidos. “Da minha casa, eu até oiço os aviões ligados durante a noite. Há sempre aquele zumbido”, partilha o consultor de tecnologias de informação com o PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários