A NATO pode ser arrastada para a guerra? Como funciona o artigo 5.º

O tratado da Aliança estipula que “as partes concordam que um ataque armado contra uma ou várias delas na Europa ou na América do Norte será considerado um ataque a todas”.

Foto
Exercício militar da NATO na Letónia, 15 de Novembro de 2022 Reuters/INTS KALNINS

Uma explosão matou duas pessoas em território da Polónia, um Estado-membro da NATO, e a possibilidade de o incidente ter sido causado por mísseis lançados pela Rússia deixou os membros da Aliança sob tensão: os Estados Unidos e os seus aliados dizem estar a investigar, mas admitem a possibilidade de se ter tratado de um projéctil disparado pelas forças ucranianas contra um míssil lançado pelas forças russas​.

A explosão, numa localidade situada a meros cinco quilómetros da fronteira com a Ucrânia, gerou alarme e levantou a possibilidade de a guerra entre a Rússia e a Ucrânia se alargar a outros países.

O ministério da Defesa russo negou, no entanto, qualquer envolvimento. Mas Varsóvia chamou o embaixador russo, elevou a prontidão de unidades militares e convocou consultas formais com os restantes Estados-membros da NATO, para esta quarta-feira de manhã, para analisar a situação, invocando o artigo 4.º do tratado da Aliança.

Se se confirmar que Moscovo foi responsável pela explosão, poderá o incidente levar à aplicação do artigo 5.º da NATO, o princípio de defesa colectiva, segundo o qual um ataque a qualquer um dos membros da aliança deve ser considerado um ataque a todos?

O que é artigo 5.º?

O artigo 5.º é a pedra basilar do tratado fundador da NATO, criada em 1949, com as Forças Armadas dos EUA como seu poderoso alicerce, essencialmente para combater a União Soviética e os países-satélites do bloco do Leste, durante a Guerra Fria.

O tratado da Aliança estipula que “as partes concordam que um ataque armado contra uma ou várias delas na Europa ou na América do Norte será considerado um ataque a todas”.

PÚBLICO -
Aumentar

“Concordam que, se um tal ataque armado ocorrer, cada uma delas, no exercício do direito de autodefesa individual ou colectiva reconhecido pelo artigo 51.º da Carta das Nações Unidas, ajudará a parte ou partes assim atacadas, tomando imediatamente, individualmente e em concertação com as outras partes, as medidas que considerar necessárias, incluindo o uso da força armada, para restaurar e manter a segurança da zona do Atlântico Norte”, diz a Carta.

“Consequentemente, concordam que, se um tal ataque armado se verificar, cada uma, no exercício do direito de legítima defesa, individual ou colectiva, reconhecido pelo artigo 51.° da Carta das Nações Unidas, prestará assistência à parte ou às partes assim atacadas, tomando, sem demora, individualmente e de acordo com as restantes partes, a acção que considerar necessária, incluindo o emprego da força armada, para restaurar e garantir a segurança na região do Atlântico Norte”, diz o artigo.

Como poderia ser invocado, no âmbito da guerra na Ucrânia?

Uma vez que a Ucrânia não faz parte da NATO, a invasão russa do seu território, em Fevereiro, não desencadeou o artigo 5.º, embora os Estados Unidos e outros Estados-membros se tenham apressado a prestar assistência militar e diplomática a Kiev.

No entanto, os especialistas há muito que alertam para o risco de um potencial alastramento do conflito para os países vizinhos no flanco Oriental da NATO, que poderia forçar a aliança a responder militarmente.

Uma acção da Rússia nesse sentido, quer intencional quer acidental, aumentaria o risco de fazer a guerra alastrar, ao envolver directamente outros países no conflito.

O artigo 5.º é invocado automaticamente?

Não. Depois de um ataque a um Estado-membro, os outros países têm de determinar, em conjunto, se consideram tratar-se de uma situação abrangida pelo artigo 5.º.

Não há limite de tempo para as consultas formais, e os especialistas dizem que a linguagem do artigo é flexível o suficiente para permitir a cada membro decidir sobre que acções deve tomar na resposta a uma agressão armada contra outro membro.

O artigo 5.º já foi invocado?

Sim. O artigo 5.º já foi aplicado uma vez — pelos Estados Unidos, em resposta aos ataques de 11 de Setembro de 2001, ao World Trade Center (Nova Iorque) e ao Pentágono (Washington D.C.).

O que disse Joe Biden sobre o compromisso dos EUA?

Embora insistindo que os EUA não têm nenhum interesse em entrar em guerra contra a Rússia, o Presidente dos EUA tem vindo a dizer, desde o início da invasão, que Washington vai assumir os seus compromissos no âmbito do artigo 5.º, para defender os seus aliados da Aliança.

“A América está totalmente preparada, a par dos seus aliados da NATO, para defender cada centímetro de território da NATO”, afiançou Joe Biden, em Setembro.

Antes disso, o chefe de Estado norte-americano já tinha dito que “não há dúvidas” de que a sua Administração vai cumprir o disposto do artigo 5.º, se for caso disso.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários