O encontro entre uma galeria e um albergue: como a comunidade salva vidas

Viviam na mesma rua, mas em mundos separados. Agora, partilham casas e projectos. Uma exposição de fotografia, uma horta e um albergue que quer abrir-se à cidade. “Ninguém faz nada sozinho.”

Foto
Oficina de fotografia pinhole com utentes do albergue de Miraflor nas galerias Mira Nelson Garrido

A cobiça por aqueles edifícios em semi-ruína da Rua de Miraflor é uma história mil vezes repetida para Manuela Matos Monteiro. De tal maneira que a co-fundadora das galerias Mira, mesmo em frente, se habituou a espantar os interessados – sabedora de que as propriedades não estão no mercado. Assim fez, expedita, ao ver uma mulher desconhecida junto ao número 130. Dessa vez, no entanto, a resposta foi inesperada: “Disse-lhe que sabia que não estavam à venda e apresentei-me.” A mulher era Carmo Fernandes, nova directora-geral dos Albergues do Porto, instituição proprietária dos edifícios.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar