Ordem alerta para terapias sem validade científica na área da saúde mental

Constelações familiares são consideradas um método para ajudar a resolver conflitos que atravessam gerações, através de terapia desenvolvida, em muitos casos, em sessões de grupos de pessoas.

Foto
Agravamento da saúde mental devido à pandemia pode constituir “terreno fértil” para este tipo de práticas sem enquadramento científico Matilde Fieschi

A Ordem dos Psicólogos alertou para os riscos de práticas terapêuticas sem validade científica, como as constelações familiares, alegando que não devem ser procuradas por quem necessita de uma resposta na área da saúde mental.

“Temo (...) que este tipo de práticas possa encontrar receptores desejosos de encontrar uma solução milagrosa, mas isso não se pode considerar que esteja no domínio da ciência”, salienta o bastonário Francisco Miranda Rodrigues. Segundo este responsável, no caso das chamadas constelações familiares, uma terapia desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, “é importante que as pessoas estejam esclarecidas que é uma prática que não é do domínio científico”.

As constelações familiares são consideradas um método para ajudar a resolver conflitos que atravessam gerações, através de terapia desenvolvida, em muitos casos, em sessões de grupos de pessoas que representam diferentes papéis familiares, com o objectivo de ultrapassar situações de conflito pessoal ou familiar. Este método tenta explicar como uma série de comportamentos, que são herdados de geração em geração, afectam negativamente os membros de uma família, podendo supostamente também contribuir para resolver problemas como a depressão ou dificuldades psicossociais.

“Não é uma intervenção psicológica, nem algo que deve ser utilizado por pessoas que estão à procura de uma resposta de apoio na área da saúde mental. Isso não é de certeza”, avisa o bastonário. Um alerta que uma “consteladora familiar”, que exerce há cerca de 15 anos em Portugal, considera resultar da “ignorância” sobre como funciona esse tipo de terapia, por desconhecimento da “base científica das constelações”, que estão a ter uma “divulgação e uma expansão exponencial” no país.

“Todas as terapias são complementares. Não há nenhuma terapia que tenha a verdade absoluta”, salienta a “psicóloga transpessoal”, que pediu para não ser identificada, alegando não querer “entrar nessa guerra” que “já não é nova” com a Ordem dos Psicólogos. Para a mesma terapeuta, as constelações familiares, área em que também é formadora, são “um caminho de abertura da consciência”, constituindo “abordagens mais abrangentes” do que a psicoterapia. A adesão a essa prática também “mostra que as pessoas já recorreram a muito sítio e não tiveram as respostas” que necessitavam.

“Eu já tive muitos pacientes que andam há 10 ou 15 anos em consultas de psicoterapia e que, em duas ou três constelações, ficam com a vida resolvida”, assegurou. “Tenho a minha agenda completamente cheia até Julho do próximo ano. Acabei de fazer um evento com 50 pessoas e vou fazer, em Dezembro, um evento com cem pessoas”, revelou, reconhecendo que essa prática não está sujeita a regulação em Portugal.

Adiantou ainda que as pessoas que recorrem a si se enquadram em três grandes grupos — com conflitos nas relações familiares, com depressão e outras doenças mentais e com doenças como o cancro —, encontrando nesta terapia muitas vezes uma resposta complementar à medicina tradicional. “Neste momento e felizmente, tenho psicólogos de uma área mais inovadora que querem fazer a formação em constelações porque perceberam que psicologia não resolveu tudo, como a medicina tradicional não resolve tudo”, afirma.

A preocupação da Ordem dos Psicólogos não é nova. Já em 2019 emitiu um parecer a dizer que as constelações familiares “não constituem um modelo terapêutico reconhecido pelas ciências psicológicas”, assim como “não apresentam enquadramento científico, teórico ou académico, nem socioprofissional”.

O documento explica que, numa sessão desta prática, normalmente em grupo, “um cliente apresenta um tema e o facilitador de constelações familiares solicita informações factuais sobre a família”. “De seguida o cliente escolhe, entre outros membros do grupo, alguns para representar elementos da sua família ou ele mesmo. Guiado pelas reacções desses representantes, o facilitador conduz os representantes até uma solução que melhore as relações familiares”, refere o parecer. No entanto, “não há informação e, muito menos, estudos científicos que permitam compreender exactamente o que é e como funcionam estas constelações familiares ou como se avalia a sua eficácia”, que não estão ainda sujeitas a qualquer “tipo de regulamentação profissional”.

O bastonário afirma que o agravamento da saúde mental da população portuguesa devido à pandemia da covid-19 pode constituir “terreno fértil” para este tipo de práticas sem enquadramento científico e profissional.“Vemos, por um lado, as pessoas a necessitarem mais de apoio e a procurarem-no mais e, por outro, uma camada da população com muita dificuldade em encontrar esse apoio acessível” nos serviços públicos de saúde, observa.

Francisco Mirando Rodrigues salienta também que as pessoas têm “todo o direito de recorreram ao que entenderem”, mas que cabe à Ordem dos Psicólogos “esclarecer a opinião pública sobre o que esta prática é e não é e dos riscos que podem existir”. “Estamos preocupados de uma forma mais geral com muitas outras práticas que podem ser confundidas com evidência científica e não o são”, refere o mesmo responsável, que pretende lançar, no próximo ano, uma campanha para “fazer chegar de uma forma mais robusta informação directamente aos cidadãos” sobre este assunto.

Sugerir correcção
Comentar