Das faltas na pré-época à entrevista explosiva. As polémicas de Cristiano Ronaldo em seis pontos

Entrevista em que capitão criticou treinador e directores é a mais recente polémica nos red devils. Clube desconhecia declarações do capitão até este domingo.

Foto
Cristiano Ronaldo, jogador do Manchester United Reuters/PETER POWELL

Depois de meses recheados frustrações e polémicas no Manchester United, Cristiano Ronaldo criticou publicamente treinador e dirigentes numa entrevista concedida ao jornalista Piers Morgan, causando uma enorme dor de cabeça aos responsáveis do clube inglês.

O capitão da selecção nacional deve ter mesmo dado um passo definitivo em direcção à porta de saída, visto que as declarações públicas negativas podem ter infringido cláusulas do contrato com os red devils. A Sky Sports escreve que o clube não foi informado da entrevista, com treinador e restante estrutura técnica a ficarem magoados com as declarações do capitão.

Numa lista já longa de situações problemáticas na presente temporada, a entrevista de Ronaldo pode mesmo vir a ser a mais explosiva – e possivelmente a última. Recorde aqui os momentos de tensão do português com os red devils em 2022:

Faltou ao dérbi de Manchester

O primeiro incidente desta lista teve lugar na época passada. Em Março de 2022, o United preparava-se para defrontar os rivais Manchester City. Além da história do dérbi, esta partida seria importante para as aspirações dos red devils, à época em sexto lugar com apenas dois pontos de vantagem sobre o West Ham.

Apesar de não estar na melhor forma física, Ronaldo era visto como o líder do balneário e uma peça fundamental para aumentar a moral dos red devils, que iriam defrontar o então líder da Premier League fora de casa. O capitão, contudo, informou o clube de um problema físico e viajou para Portugal antes da partida, não estando sequer em Inglaterra durante o jogo. De acordo com o The Athletic, a viagem causou surpresa e desagrado junto dos colegas de equipa: apesar de os jogadores lesionados não serem obrigados a ir ao estádio, a presença do capitão teria sido importante para os red devils.

O Manchester United foi derrotado por 4-1 pela formação comandada por Pep Guardiola.

Novela da janela de transferências

Depois de o United falhar o apuramento para a Liga dos Campeões, soaram os alarmes em Old Trafford. Cristiano Ronaldo corria, pela primeira vez nos últimos 19 anos, o risco de ficar de fora da principal competição de clubes da Europa. Na “Champions”, que o português de 37 anos levantou por cinco vezes, assina uma longa lista de recordes, estando no topo da lista de melhores marcadores da competição com 141 tentos apontados.

Em Inglaterra, a imprensa britânica noticiou que tanto Ronaldo como Jorge Mendes, agente do jogador, reuniram com o United e deixaram clara a vontade de que o capitão saísse para um clube na Liga dos Campeões.

Chelsea, Bayern de Munique e Atlético de Madrid foram algumas das opções levantadas. No caso dos “colchoneros”, foram os próprios adeptos a levar para o estádio tarjas a rejeitar a ida de CR7 para a equipa treinada por Diego Simeone.

Ausência da pré-época

A temporada 2022-23 teve um início atribulado para Cristiano Ronaldo. O internacional português falhou a digressão de pré-época na Tailândia, alegando “razões” familiares como justificação.

Foto
Ronaldo venceu Bola de Ouro por cinco vezes RUBEN SPRICH/Reuters

Na imprensa desportiva, a ausência de Ronaldo na comitiva dos red devils era ligada ao desejo do avançado em encontrar uma nova equipa, depois de o United ter falhado o apuramento para a Liga dos Campeões. Numa entrevista concedida recentemente (ver abaixo), Ronaldo diz que foi o internamento da filha Bella Esmeralda, que tinha na altura três meses de idade, a motivar esta ausência, acusando os responsáveis dos red devils de falta de empatia.

Este primeiro incidente da temporada não seria esquecido com facilidade: já em Outubro, o treinador Erik Tem Hag aproveitou a conferência de imprensa para voltar a “puxar as orelhas” publicamente ao capitão português, depois de ser questionado se este seria mais vezes titular nos jogos do United.

“No início da época, foi o caso [falta de aptidão física]. Está provado, mais uma vez, que ninguém pode falhar uma pré-época”.

Abandonou amigável a meio

A situação de Ronaldo no United já não era um mar de rosas, mas ficou ainda pior quando o capitão foi visto a abandonar o estádio ao intervalo do jogo amigável contra o Rayo Vallecano, depois de ser substituído ao intervalo por Erik Ten Hag.

Imagens do jogador no exterior do estádio enquanto o jogo ainda decorria foram partilhadas nas redes sociais, com o treinador neerlandês a dar um “puxão de orelhas” público ao capitão.

“Certamente que não apoio isso. É inaceitável. Para qualquer jogador. Somos uma equipa e temos de ficar até ao fim”, disparou Ten Hag.

Foto
Ronaldo teve uma primeira passagem pelo United que durou seis anos (de 2003 a 2009) REUTERS/TOBY MELVILLE

Recusa entrar em campo

Um dos incidentes mais recentes entre Ronaldo e Ten Hag ocorreu no final de Outubro, no jogo contra os Totenham Spurs. O técnico disse a Ronaldo para entrar aos 87’, mas Ronaldo desrespeitou as ordens do treinador, dirigindo-se para o balneário.

Na sala de imprensa, Ten Hag afirmou que teriam “de haver consequências”. Ronaldo foi afastado do jogo seguinte frente ao Chelsea, treinando à margem do restante plantel.

Horas após o jogo frente aos Spurs, Ronaldo publicou um comunicado nas redes sociais, garantindo que “é o mesmo profissional” das últimas duas décadas, dizendo que, “no calor do momento”, nem sempre isso é possível.

“Como sempre fiz ao longo da minha carreira, procuro viver e jogar de forma respeitosa com meus colegas, com os meus adversários e com meus treinadores. Isso não mudou. Eu não mudei. Sou a mesma pessoa e o mesmo profissional que tenho sido nos últimos 20 anos a jogar futebol de alto nível, e o respeito sempre desempenhou um papel muito importante no meu processo de tomada de decisão”, escreveu Cristiano Ronaldo.

A entrevista com Piers Morgan

A possível “gota de água” para o United pode ter acontecido este domingo, com a publicação dos primeiros trechos da entrevista de Ronaldo com o jornalista britânico Piers Morgan.

Na conversa para a TalkTV, Ronaldo admitiu não ter respeito pelo treinador principal do United, dizendo que a animosidade é recíproca. “Não tenho respeito por ele porque ele não parece mostrar respeito por mim. Se não tens respeito por mim, nunca irei ter respeito por ti”, acusou.

Ronaldo diz ainda que foram os próprios responsáveis do United a tentar provocar uma saída do clube inglês, algo que já teria começado na época passada.

“Tentaram forçar a minha saída, não apenas o treinador. Senti-me traído e senti que se tentaram livrar de mim. As pessoas devem saber a verdade e senti-me traído. Senti que algumas pessoas não me queriam no Manchester United não só esta época, como na anterior”

O internacional português diz ainda que o clube ficou parado no tempo, mostrando surpresa como o facto de o United demonstrar, na sua opinião, atrasos tecnológicos e de infra-estruturas em relação aos rivais.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários