Filme Cesária Évora nomeado para prémios da Associação Internacional do Documentário

Filme está nomeado na categoria de Melhor Documentário de Música. Vencedores serão anunciados em Dezembro, nos Estados Unidos.

Foto
Cesária Évora dr

O filme português Cesária Évora, sobre a “diva dos pés descalços”, de Ana Sofia Fonseca, está nomeado para os prémios da Associação Internacional do Documentário (IDA, sigla em inglês), cujos vencedores serão anunciados em Dezembro, nos Estados Unidos.

De acordo com informação disponível no site oficial da IDA, Cesária Évora está nomeado na categoria de Melhor Documentário de Música, na qual competem também três produções norte-americanas (Louis Armstrong: Vida e Jazz, de Sacha Jenkins, no original Louis Armstrong’s Black & Blues, Moonage Daydream, de Brett Morgen, e You're watching vídeo music box, de Nasir “Nas” Jones) e uma co-produção entre o Reino Unido e a Irlanda (Nothing Compares, de Kathryn Ferguson).

Os vencedores da 38.ª edição dos prémios da IDA são anunciados em 10 de Dezembro, numa cerimónia em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Cesária Évora, que conta a história da cantora cabo-verdiana (1941-2011), teve estreia em Março no festival South by Southwest, em Austin, nos Estados Unidos, e recebeu, em Maio, o prémio do público do IndieLisboa para longa-metragem.

O filme, produzido pela Carrossel Produções, em associação com a Até ao Fim do Mundo, estreou-se nos cinemas portugueses em 27 de Outubro. Realizado em Portugal, França e Cabo Verde, tem distribuição mundial pela Cinephil/WestEnd Films.

Cesária Évora conta com imagens de arquivo, gravações inéditas e testemunhos de quem privou com Cize, como era conhecida, dos tempos da pobreza ao reconhecimento mundial que chegou depois dos 50 anos e após uma “explosão” de sucesso que começou em França e a levou a dar a volta ao mundo.

Ana Sofia Fonseca tomou a decisão de fazer um documentário sobre a vida de Cesária Évora uns dias depois do funeral da cantora, quando se deparou com a tristeza e a solidão que enchia o olhar das pessoas no “seu” Mindelo, ilha de São Vicente.

Sugerir correcção
Comentar