Curta-metragem Bestia vence festival de animação Cinanima

Filme de Hugo Covarrubias conquistou o Grande Prémio Cinanima 2022 – Curtas-metragens – Prémio Cidade de Espinho.

Bestia, realizada por Hugo Covarrubias

A curta-metragem chilena Bestia, realizada por Hugo Covarrubias, foi o filme vencedor da 46ª edição do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, anunciou a organização.

Baseado em acontecimentos reais e explorando a “vida de uma agente da polícia secreta durante a ditadura no Chile”, o filme de 15 minutos conquistou o Grande Prémio Cinanima 2022 – Curtas-metragens – Prémio Cidade de Espinho, adiantou a mesma fonte em comunicado.

Ainda na competição internacional de curtas-metragens, o Prémio Especial do Júri foi atribuído a Tiny Man, de Aude David e Mikaël Gaudin, enquanto o Prémio Alves Costa para a melhor curta até oito minutos foi para Don't Die on Me, de Ori Goldberg.

Em comunicado, a organização do festival adiantou também que o melhor filme de publicidade ou informação da edição deste ano foi #BinaryGenderNorm: Girls, de Bernardita Ojeda Salas e Cristián Freire Azzarelli, cabendo a O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, o galardão de melhor documentário de animação.

Nas longas-metragens, o Grande Prémio Cinanima 2022 foi atribuído a Os Demónios do Meu Avô, um filme realizado por Nuno Beato com argumento de Possidónio Cachapa e Cristina Pinheiro.

Na competição nacional, o Prémio António Gaio para o melhor filme coube também a O Homem do Lixo, enquanto o Prémio Jovem Cineasta Português, na categoria até 18 anos, foi para A Cerejeira Mágica, de Graça Gomes e das escolas participantes do Projecto Pequeno Cinema. O filme Duo, de João Levezinho, venceu na categoria de mais de 18 anos.

A 46.ª edição do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que começou em 7 de Novembro, teve um total 107 filmes de 26 países em competição.

O certame do distrito de Aveiro apresentou a concurso as melhores obras selecionadas por um júri especializado entre 3400 candidaturas de 111 nacionalidades.

Sugerir correcção
Comentar