“Para já não há indicação de uma variante que possa causar impacto” hospitalar

Matemático Óscar Felgueiras, do grupo de especialistas que aconselha o Governo sobre a pandemia, diz que a ausência de medidas restritivas se mantém proporcional ao momento presente.

Foto
O matemático Óscar Felgueiras integra o grupo de peritos que aconselha o Governo quanto à pandemia Renata Silva/FCUP

Quando anunciou a reunião no Infarmed entre peritos e políticos, desta sexta-feira, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, lembrou que o fim do estado de alerta, no início de Outubro, foi uma decisão acertada mas que não significava o fim da pandemia. Reunidos uma vez mais, é tempo de analisar indicadores como o número de infecções por covid-19, de mortes, a taxa de vacinação, as variantes do SARS-CoV-2, entre outros aspectos que os especialistas considerem relevantes. O PÚBLICO esteve à conversa com o matemático Óscar Felgueiras, que integra o grupo de peritos liderado pela pneumologista Raquel Duarte e que tem vindo a aconselhar o Governo em relação à pandemia desde 2020, para perceber qual o ponto de situação actual.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar