Sean Penn confia a Zelensky um dos seus Óscares até ao fim da guerra

O actor-activista surpreendeu o Presidente Volodymyr Zelensky entregando-lhe a guarda de um dos seus Óscares como um “símbolo de fé”.

Foto
Sean Penn com Volodymyr Zelensky durante o encontro desta terça-feira EPA/PRESIDENTIAL PRESS SERVICE

O actor, produtor e realizador de cinema Sean Penn, vencedor de dois Óscares de melhor actor, em 2003 e 2008, pelos papéis nos filmes Mystic River e Milk, respectivamente, aproveitou a mais recente visita à Ucrânia para presentear Volodymyr Zelensky com uma das suas estatuetas.

Na terceira visita realizada pelo actor ao território ucraniano, desde a invasão das forças russas em Fevereiro, Sean Penn decidiu ceder provisoriamente uma das suas estatuetas como “símbolo de fé na vitória”, refere a legenda do vídeo partilhado nas redes sociais do Presidente ucraniano.

“É apenas uma tolice simbólica, mas se souber que isto está aqui convosco, então vou sentir-me melhor e mais forte para as lutas”, disse Penn, no vídeo partilhado pelo gabinete de Zelensky.

A estatueta irá manter-se no país até ao fim da guerra. “Quando ganhar [a guerra], leve-o de volta para Malibu”, desafiou o actor durante a reunião.

Volodymyr Zelensky aproveitou a ocasião para entregar a Sean Penn a medalha da Ordem de Mérito de III Grau, agradecendo-lhe pelo apoio e contribuição que tem feito para a “divulgação da Ucrânia no mundo”, refere ainda a publicação oficial.

O actor teve também o seu nome adicionado ao Walk of the Brave, situado na Praça da Constituição, em Kiev. O espaço, inaugurado em Agosto no âmbito da celebração do 31.º aniversário da independência do país, pretende honrar todas as “pessoas corajosas que estiveram do lado da Ucrânia desde o início”. O nome de Sean Penn junta-se assim aos de líderes mundiais como o Presidente polaco, Andrzej Duda, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Foto
Presidente Volodymyr Zelensky e Sean Penn na "Walk of the Brave", em Kiev PRESIDENTIAL PRESS SERVICE HANDOUT

O realizador encontrava-se na Ucrânia, para filmar um documentário sobre os primeiros sinais de crise, a 24 de Fevereiro, quando as forças russas invadiram o território. Desde o primeiro momento, Penn mostrou um forte apoio às forças ucranianas tendo sido, consequentemente, proibido de entrar em território russo, em Setembro, como consequência de sanções aplicadas.

A decisão do Kremlin, aplicada a mais 24 cidadãos norte-americanos, entre os quais o actor Ben Stiller (Zoolander ou Um Sogro do Pior) foi tomada como resposta às críticas públicas feitas por ambas as celebridades ao conflito.


Texto editado por Carla B. Ribeiro

Sugerir correcção
Ler 2 comentários