Bruxelas aposta em redução de dívida adaptada a cada país

A Comissão Europeia apresenta nesta quarta-feira a sua proposta de revisão das regras orçamentais. Para Portugal, a prioridade não está em mudar as regras do défice e da dívida.

Foto
Valdis Dombrovskis, vice-pesidente executivo da Comissão, e Paolo Gentiloni, comissário europeu da Economia Reuters/YVES HERMAN

Com a cláusula de escape ainda em vigor até ao final de 2023, Bruxelas começa, nesta quarta-feira, a preparar o regresso à nova normalidade nas finanças públicas europeias, com uma proposta de alteração das regras orçamentais que, tudo indica, deverá abandonar a actual exigência de um esforço de corte da dívida pública igual para todos, apostando antes na definição de planos de consolidação mais adaptados às circunstâncias específicas de cada país. Em contrapartida, as penalizações para quem não cumprir podem tornar-se mais fáceis de aplicar na prática.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários