Pinhel recebe feira de vinhos e sabores da Beira Interior

Vem aí a 7.ª edição do evento Beira Interior — Vinhos & Sabores. De 18 a 20 de Novembro, os vinhos e a gastronomia da região estarão em destaque no Centro Logístico de Pinhel.

Foto
O evento Beira Interior — Vinhos & Sabores decorre em Pinhel de 18 a 20 de Novembro. Sérgio Azenha

A cidade de Pinhel, no distrito da Guarda, vai receber, de 18 a 20 de Novembro, o evento Beira Interior — Vinhos & Sabores, que pretende divulgar os vinhos e a gastronomia da região e é organizado pelo município de Pinhel e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI).

Será no Centro Logístico de Pinhel e, a par do Salão de Vinhos, incluirá provas comentadas de vinhos (de inscrição obrigatória), degustações de produtos locais, sessões de showcooking ​(que requerem igualmente inscrição), gastronomia e animação musical. Segundo a organização, o evento contará com 55 expositores de vinhos e sabores — enchidos, queijo, mel, frutos secos, doces e compotas, doçaria tradicional, entre outros —, no sábado e no domingo, a partir das 12h.

Na sexta-feira, o evento abrirá às 18h, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na inauguração. Às 19h30, Luís Antunes, da revista Grandes Escolhas, conduzirá a prova "Tintos da Beira Interior”. Seguir-se-á a entrega dos prémios do Concurso de Vinhos “Escolha da Imprensa”.

No sábado, o Beira Interior — Vinhos & Sabores coincidirá com a gala de encerramento do projecto Pinhel — Cidade do Vinho 2020/2022, às 20h, em que se passará esse testemunho à região do Douro — Cidade Europeia do Vinho 2023, explicou há dias, em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura. Da parte da manhã, às 10h, terá lugar o seminário “Sustentabilidade no Sector Vitivinícola”, com os oradores Jorge Cunha (Conservar e Multiplicar — requisitos essenciais à sustentabilidade das castas portuguesas), Cristina Crava (Sustentabilidade Multiregional — do solo ao copo) e Rui Lopes (O Caso da Quinta do Cardo). A moderação será feita por Luís Baptista Martins, director do jornal O Interior e da Rádio Altitude.

À tarde estão previstas duas provas de “Brancos da Beira Interior”, por Luís Antunes (15h30) e pelo enólogo José Brandão (19h30). Às 16h30, haverá sessão de showcooking dedicada ao “Ossobuco de Carne Jarmelista”, pelo chef Luís Gonçalves, do restaurante Entre Portas (Pinhel). Pelas 18h30, a demonstração “Alma Serrana” será feita pelo chef João Costa, da Dsigual Wine House (Guarda).

No domingo, acontecerá em paralelo à feira a Maratona BTT — Pinhel Cidade do Vinho, iniciativa do município de Pinhel, é a partir das 9h. De volta ao Centro Logístico de Pinhel, às 15h30, novo showcooking com o João Costa, que cozinhará ao vivo lombo de javali curado com puré de castanha e redução de jeropiga. E às 17h o enólogo Luís Ribeiro conduzirá nova prova de tintos da região.

Durante todo o evento, haverá música ao vivo: sexta pelas 18h30 actuará o saxofonista João Roxo e pelas 21h30 haverá blues, jazz e soul por Ludgero Rosas (piano e voz); sábado haverá dose dupla de Les Triplettes de Lisbonne (swing dos anos 1920/30), às 17h30 e às 21h30; domingo pelas 16h haverá fado com Maria Gandayo e pelas 18h30 o grupo Trovas da Beira tocará música tradicional portuguesa. Estará previsto ainda os dois primeiros dias do evento encerrarem com as Chillout Sessions, por Miguel Silva, entre as 22h30 e a meia-noite.

Para Rui Ventura, o Beira Interior — Vinhos & Sabores permitirá afirmar os vinhos produzidos na região: “o nosso país é um país de vinho, mas nós precisamos de afirmar a Beira Interior”.

O presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós, sublinhou que o fim-de-semana do evento permitirá fazer “uma afirmação muito grande” não só dos vinhos, como também do território da Beira Interior. E lembrou que o sector do vinho “tem estado a ter notoriedade” e a região “tem mostrado o seu potencial”.

Carlos Condesso, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, também esteve presente na conferência de imprensa de apresentação do evento, onde estarão presentes os produtores locais, e recordou que “grande parte” dos agricultores do seu município “vive da vinha e do vinho”, um sector importante para a economia do concelho. Só a Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, fundada em 1956 e presidida por António Madeira, possui cerca de 500 sócios.

A CVRBI, com sede na cidade da Guarda, no Solar do Vinho, abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, que correspondem a uma área de 20 municípios, onde se contabilizam cerca de cinco mil viticultores.

Com perto de 16 mil hectares de vinhas e uma grande variedade de castas — destacando-se as brancas Síria, Arinto e Fonte Cal, e as tintas Tinta Roriz, Rufete, Touriga Nacional, Trincadeira e Jaen —, a região conta cerca de 70 produtores de vinho. Destes, quatro são adegas cooperativas e os restantes produtores particulares.

Notícia actualizada com mais detalhes do programa.

Sugerir correcção
Comentar