O sectarismo político nos EUA e as suas consequências para a Europa

Um dos principais motivos pelos quais as eleições norte-americanas devem preocupar a Europa está ligado às profundas divisões internas dos EUA e ao crescente sectarismo político que impregna o país.

1. Se os EUA não fossem a maior potência global, nem a Europa estivesse tão ligada e dependente destes, as próximas eleições intercalares de 8 de Novembro de 2022 seriam uma mera curiosidade. Mas não é esse o caso, como a guerra da Ucrânia faz lembrar de uma forma demasiado evidente, mesmo aos mais distraídos. Assim, é impossível ignorar as potenciais consequências para a Europa dessas eleições em que vai ser disputada a totalidade dos 435 lugares da Câmara dos Representantes e também 35 dos 100 lugares do Senado. Se ocorrer uma alteração de poder no Congresso — o nome do parlamento bicamaral dos EUA —, terá prováveis reflexos também no mundo exterior. É necessário notar que as eleições intercalares ocorrem a meio do mandato presidencial, pelo que são propícias à manifestação de descontentamento dos eleitores face ao Governo no poder, actualmente do Partido Democrata. Nesta altura, este controla a presidência e ambas as câmaras do Congresso dos EUA, ou seja, detém supremacia federal nos poderes executivo e legislativo. Todavia, se houver uma alteração substancial na composição do Congresso — com perda de uma das câmaras pelo Partido Democrata, ou, de forma mais acentuada, das duas câmaras —, as implicações serão certamente sentidas dentro e fora do país.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários