Confinamento afectou “desenvolvimento cognitivo” dos alunos, mas situação é reversível

Resultados da oralidade nos alunos do 2.º ano caíram para metade nas provas de aferição deste ano. Psicólogas culpam isolamento social, mas indicam medidas para estimular competências.

Foto
Solução para reverter as perdas cognitivas passa por estímulos das competências sensoriais e das competências linguísticas Rui Gaudêncio

A queda no desempenho oral dos alunos do 2.º ano de escolaridade verificada nas provas de aferição deste ano e noticiada esta semana pelo PÚBLICO é um dos resultados do “subdesenvolvimento geral” provocado pelo isolamento social a que a pandemia de covid-19 obrigou, sobretudo durante os confinamentos de 2020 e de 2021. A boa notícia é que, com a metodologia certa e os estímulos adequados, a situação é reversível, como defendem duas psicólogas ouvidas pelo PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar