Jogos com História: O dia em que o Palmeiras foi a selecção do Brasil

O Palmeiras conquistou esta semana o seu 11.º título brasileiro. Mas talvez o jogo mais especial do emblema paulista tenha acontecido em 1965, quando o “verdão” foi “canarinha” por um dia.

Foto
A selecção do Brasil no dia em que foi formada apenas por jogadores do Palmeiras DR

O Estádio Governador Magalhães Pinto, “Gigante da Pampulha” pela voz do povo, “Mineirão” para a tribo do futebol, ergue-se em Belo Horizonte e é um dos mais modernos do Brasil. A 7 de Setembro de 1965, acolheu o seu primeiro jogo da selecção do Brasil, num particular com o Uruguai que terminou com vitória dos brasileiros por 3-0, assim em jeito de desforra pelo “escândalo” do Mundial 50, o célebre “Macaranazzo”. Mas os “canarinhos” eram todos “verdes”… Explique-se: pela primeira vez na história, uma equipa de clube foi escolhida para representar o país. E essa distinção coube ao Palmeiras.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar