Mais de 130 mil jovens já se começaram a inscrever na Jornada da Juventude

Portugal e Espanha, mas também Polónia, a Itália e a Alemanha são os países que se destacam. A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 está agendada para 1 a 6 de Agosto do próximo ano.

Foto
Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 está agendada para 1 a 6 de Agosto de 2023 JMJLisboa2023/Facebook

Cerca de 136 mil jovens de todo o mundo já iniciaram a inscrição na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJLisboa2023), agendada para 1 a 6 de Agosto do próximo ano.

Sublinhando que a organização não está a olhar para o processo de inscrições “como uma corrida”, Catarina Mota, responsável pelo departamento de acolhimento ao peregrino no Comité Organizador Local (COL) da JMJLisboa2023, adiantou que “este é um processo longo”, pois aos peregrinos que iniciam a sua inscrição são pedidas “algumas informações, por questões de logística, que é normal os peregrinos não terem de momento, como por exemplo, a que horas chegam e como chegam a Lisboa”.

“A hora exacta de chegada a Lisboa, o número de peregrinos que vão trazer, quantos sacerdotes vêm no grupo, são informações necessárias para a inscrição, que é para nós podermos acolher essas pessoas da melhor forma, mas é normal nesta altura que os grupos ainda não tenham essa informação”, acrescentou.

“Desde que iniciámos este trabalho, sempre tivemos o desejo de conseguirmos uma representatividade de quase todos os países do mundo, que todos os países do mundo enviassem pelo menos uma pessoa à JMJ. Olhando agora para os números que temos diante de nós, vemos que destes cerca de 136 mil inscritos há mais de 120 países de proveniência, não só da Europa, mas também da América do Norte, Central e do Sul, e de África”, adiantou a responsável pelo departamento de acolhimento ao peregrino no COL.

Especificando, Catarina Mota disse à Lusa que, “da Europa, claramente Portugal e Espanha, que como já seria expectável, são os países que mais se destacam, mas logo a seguir estão, sem diferenças muito significativas, a Polónia, a Itália e a Alemanha como países neste momento com maior representatividade”. “No continente americano, temos os Estados Unidos, o Brasil, o México o Equador, que estão também com grande força”, enquanto em África “não temos um país que se destaque em relação a outros, mas já temos uma grande diversidade de países, além de Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, que já têm esta relação histórica connosco”, acrescentou a responsável.

O Papa Francisco foi o primeiro peregrino a inscrever-se, a 23 de Outubro, no Vaticano, para o encontro mundial agendado para a capital portuguesa.

O gesto de Francisco ocorreu após a recitação do Angelus, na Praça São Pedro, marcando a abertura das inscrições para a JMJLisboa2023, considerado “o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa”, que vai ter como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

O anúncio do Papa foi feito na companhia de duas jovens portuguesas estudantes do programa Erasmus em Roma, ambas na Universidade La Sapienza, segundo informação da organização da JMJLisboa2023. Dois dias depois, foi a vez do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fazer a sua inscrição na JMJLisboa2023, no edifício onde funciona o COL, na antiga Manutenção Militar, no Beato, em Lisboa.

Na ocasião, o chefe de Estado considerou que a JMJLisboa2023 “vai ser o maior encontro colectivo jamais existente em Portugal”.

Quem pretenda inscrever-se (peregrinos, voluntários, participantes do Festival da Juventude ou da Feira das Vocações, bem como os bispos), pode fazê-lo no site oficial da Jornada.

O COL já esclareceu que nenhum momento daquele encontro mundial com o Papa será pago. O “pacote” para a semana da JMJ, incluindo alojamento, alimentação, transportes locais, seguro de acidentes pessoais e kit do peregrino está fixado em 235 euros, com desconto de 10% até 31 de Dezembro e 5% até 15 de Março. O preço sobe para 255 euros, se o peregrino necessitar de acrescentar um dia à permanência, antes ou depois da JMJ, nomeadamente devido à data das viagens.

Sugerir correcção
Comentar