Agência da ONU não encontrou sinais de “bombas sujas” na Ucrânia

Agência Internacional de Energia Atómica anunciou esta quinta-feira as conclusões das inspecções feitas na Ucrânia. “A Rússia confirmou o estatuto de maior mentirosa do mundo”, reagiu Dmitro Kuleba.

Foto
Rafael Grossi, director-geral da AIEA Reuters/STAFF

Uma delegação da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), das Nações Unidas, visitou a Ucrânia esta semana para investigar as acusações russas sobre a preparação de uma “bomba suja” pelas tropas de Kiev, e anunciou esta quinta-feira que não foram encontrados quaisquer indícios de utilização de material radioactivo.

“Até agora, a nossa avaliação técnica e científica dos resultados não mostrou nenhum sinal de materiais e actividades nucleares não declaradas nesses três locais”, lê-se no comunicado da agência das Nações Unidas, em referência às instalações nucleares investigadas a pedido do Governo ucraniano.

Durante o mês de Outubro, Moscovo insistiu em denunciar “uma poderosa campanha anti-russa” levada a cabo pela Ucrânia, que estaria a planear “acusar a Rússia de utilizar uma arma de destruição maciça”. O Governo de Kiev negou as acusações.

A equipa de especialistas da AIEA iniciou as inspecções a três locais nesta segunda-feira, nas cidades de Kiev, Zhovti Vody e Dniepropetrovsk, destacou ter conseguido realizar todas as análises que tinha planeado, com livre acesso às instalações ucranianas.

Em reacção às conclusões da Agência Internacional de Energia Atómica, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmitro Kuleba, agradeceu ao director-geral da AIEA, Rafael Grossi, e designou a Rússia como “a maior mentirosa do mundo”.

“A AIEA verificou três instalações ucranianas na mira da desinformação russa e não encontrou provas sobre quaisquer ‘bombas sujas’. Agradeço a Rafael Grossi pela notável e rápida colaboração da AIEA, que ajudou a combater as mentiras russas”, escreveu no Twitter. “A Rússia confirmou o estatuto de maior mentirosa do mundo.”

Segundo Kiev e respectivos aliados no Ocidente, as afirmações de Moscovo poderiam justificar-se por estar a preparar uma operação de “bandeira falsa” — simular um ataque lançado pelo inimigo, beneficiando das suas consequências.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários