Promove: Já são conhecidas as 29 ideias para desenvolver o interior

Foram anunciados os 20 projectos e 9 ideias vencedores do Programa Promove, uma iniciativa da Fundação “la Caixa” em colaboração com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Foto
D.R.

O Programa Promove é dividido em três categorias - projectos I&D mobilizadores, projectos-piloto inovadores e ideias inovadoras -, e já apoiou, ao longo de quatro edições, 46 projectos e 22 ideias inovadoras, o que se traduz num investimento total de 7,6 milhões de euros.

Na edição deste ano, cujo período de candidaturas terminou a 24 de Janeiro, foram seleccionados 20 projectos, dos quais 7 são de Investigação e Desenvolvimento (I&D) Mobilizadores. A esta categoria puderam candidatar-se projectos em domínios temáticos considerados estratégicos para o desenvolvimento do interior, liderados por unidades de I&D com classificação de Muito Bom ou Excelente na última avaliação realizada pela FCT.

Na categoria de projectos-pilotos, dirigida a empresas, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e outras entidades privadas sem fins lucrativos, individualmente ou em regime de consórcio, foram seleccionados 13 projectos.

Esta quarta edição seleccionou ainda nove ideias inovadoras centradas na gestão de recursos naturais, fomento de novos pólos de desenvolvimento e atracção de turistas e novos residentes.

Em termos demográficos, a região do norte foi a que teve maior representatividade com 8 projectos e 5 ideias seleccionados, seguindo-se a região centro com 9 projectos e 3 ideias e a região sul com 3 projectos e uma ideia.

Sugerir correcção
Comentar