Jordan Bardella: o “comandante do exército” de Marine Le Pen está prestes a assumir o lugar

É o favorito para a chefia da União Nacional, que formalmente deixará de ter um Le Pen como líder. Com 27 anos e palavras eloquentes (e radicais), Bardella está lançado na sua carreira política.

Foto
Jordan Bardella tem 27 anos Reuters/CHRISTIAN HARTMANN

“Ele é jovem! Ele é bem-parecido!”, apresentava a porta-voz da União Nacional durante um evento da campanha para as legislativas francesas, em Junho deste ano. Pouco depois subia ao palco Jordan Bardella, de fato e gravata, pronto a conquistar os que “foram deixados para trás” com o seu discurso tipicamente populista que aprendeu com a sua principal mentora, Marine Le Pen, mas também com Donald Trump (em Novembro de 2020 ainda ponderou ir aos EUA mostrar-lhe o seu apoio), Matteo Salvini ou Viktor Orbán. A grande diferença entre estes nomes-mor da extrema-direita e Bardella é a sua tenra idade, mas é de cabeça levantada que caminha, com os seus 27 anos e nenhuma formação académica, rumo à liderança do partido até agora encabeçado por Le Pen.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários