Cancro da Mama

E se as mulheres de Goya ou Rubens tivessem sofrido mastectomias?

Nestas novas versões de quadros de Goya e Rubens, as mulheres sofreram mastectomias. Um alerta de um museu madrileno para rever no Dia de Prevenção do Cancro da Mama​​.

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As três obras chegaram de ambulância ao Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, em Madrid. Adão e Eva, de Hans Baldung Grien, Vénus e Cupido, de Peter Paul Rubens, e A Maja Nua, de Francisco de Goya, não são as originais dos pintores, mas sim versões digitalmente manipuladas de forma a incluir mulheres mastectomizadas.

A exposição Da Pele à Tela: Outra Perspectiva Sobre o Cancro de Mama, que esteve no museu até dia 26 de Outubro, resulta de um projecto conjunto da Fundação Cultura en Vena e do museu madrileno e tem como objectivo consciencializar para o flagelo do cancro da mama e para as repercussões físicas, psicológicas e sociais do processo de mastectomia. "Com esta intervenção estamos a chamar a atenção sobre os processos inerentes à doença", explicou à Reuters o presidente da fundação Cultura en Vena Juan Alberto García de Cubas.

O processo de manipulação das obras, realizado pelo fotógrafo Jorge Salgado, não decorreu ao acaso; foi supervisionado por conservadores de arte e por profissionais de cirurgia de forma a garantir a máxima verosimilhança e credibilidade das cicatrizes que figuram no peito das mulheres retratadas. "A iniciativa apoia-se na capacidade educacional dos museus para proporcionar um novo olhar capaz de alterar a nossa percepção do corpo e dos processos vinculados pela doença", pode ler-se no comunicado de imprensa direccionado ao P3 pela fundação espanhola.

Uma das visitantes, uma arquitecta de 44 anos que foi submetida a uma mastectomia, disse à Reuters que a exposição teve em si um impacto profundo. "Para mim, as pinturas representam o período pós-tratamento, aquele em que nos sentimos um pouco perdidas", comentou Gema Salas, acrescentando que as mulheres têm de reaprender a amar o seu corpo após a intervenção cirúrgica. "É como renascer como mulher. Termos uma cicatriz não significa que sejamos menos mulheres."

Homem aponta para a réplica da obra "A Maja Nua", do espanhol Francisco de Goya, que contém uma mama mastectomizada e que integra a exposição "Da Pele à Tela: Outra Perspectiva Sobre o Cancro de Mama", que resulta de um projecto entre a fundação Cultura en Vena e o museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, Espanha
Homem aponta para a réplica da obra "A Maja Nua", do espanhol Francisco de Goya, que contém uma mama mastectomizada e que integra a exposição "Da Pele à Tela: Outra Perspectiva Sobre o Cancro de Mama", que resulta de um projecto entre a fundação Cultura en Vena e o museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, Espanha SUSANA VERA / REUTERS
Homem aponta para a réplica da obra "A Maja Nua", do espanhol Francisco de Goya, que contém uma mama mastectomizada e que integra a exposição "Da Pele à Tela: Outra Perspectiva Sobre o Cancro de Mama", que resulta de um projecto entre a fundação Cultura en Vena e o museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, Espanha
Homem aponta para a réplica da obra "A Maja Nua", do espanhol Francisco de Goya, que contém uma mama mastectomizada e que integra a exposição "Da Pele à Tela: Outra Perspectiva Sobre o Cancro de Mama", que resulta de um projecto entre a fundação Cultura en Vena e o museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, Espanha SUSANA VERA / REUTERS
Francisco de Goya y Lucientes, "A maja nua". Fotomontagem: Jorge Salgado
Francisco de Goya y Lucientes, "A maja nua". Fotomontagem: Jorge Salgado © Cultura en Vena, 2022 (Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, Madrid)
Homem diante da réplica da obra "Vénus e Cupido", de Peter Paul Rubens, que contém uma mama mastectomizada e que integra a exposição "Da Pele à Tela: Outra Perspectiva Sobre o Cancro de Mama", que resulta de um projecto entre a fundação Cultura en Vena e o museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, Espanha
Homem diante da réplica da obra "Vénus e Cupido", de Peter Paul Rubens, que contém uma mama mastectomizada e que integra a exposição "Da Pele à Tela: Outra Perspectiva Sobre o Cancro de Mama", que resulta de um projecto entre a fundação Cultura en Vena e o museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, Espanha SUSANA VERA / REUTERS
Peter Paul Rubens, "Vénus e Cupido". Fotomontagem: Jorge Salgado
Peter Paul Rubens, "Vénus e Cupido". Fotomontagem: Jorge Salgado © Cultura en Vena, 2022 (Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, Madrid)
Homem aponta para a réplica da obra de Hans Baldung Grien's "Adão e Eva", que contém uma mama mastectomizada e que integra a exposição "Da Pele à Tela: Outra Perspectiva Sobre o Cancro de Mama", que resulta de um projecto entre a fundação Cultura en Vena e o museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, Espanha
Homem aponta para a réplica da obra de Hans Baldung Grien's "Adão e Eva", que contém uma mama mastectomizada e que integra a exposição "Da Pele à Tela: Outra Perspectiva Sobre o Cancro de Mama", que resulta de um projecto entre a fundação Cultura en Vena e o museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, Espanha SUSANA VERA / REUTERS
Hans Baldung Grien, "Adão e Eva". Fotomontagem: Jorge Salgado
Hans Baldung Grien, "Adão e Eva". Fotomontagem: Jorge Salgado © Cultura en Vena, 2022 (Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, Madrid)
Vista geral da exposição "Da Pele à Tela: Outra Perspectiva Sobre o Cancro de Mama", que resulta de um projecto entre a fundação Cultura en Vena e o museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, Espanha
Vista geral da exposição "Da Pele à Tela: Outra Perspectiva Sobre o Cancro de Mama", que resulta de um projecto entre a fundação Cultura en Vena e o museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, Espanha SUSANA VERA / REUTERS