Mais de 300 ocorrências devido a chuva e trovoada

A chuva forte e trovoada resultaram em 337 ocorrências, a maioria pequenas inundações de estruturas e movimentos de terra.

PP - 29 OUTUBRO 2022 - MATOSINHOS - MAU TEMPO NA AVENIDA DA LIBERDADE
Fotogaleria
PP - 29 OUTUBRO 2022 - MATOSINHOS - MAU TEMPO NA AVENIDA DA LIBERDADE Paulo Pimenta
PP - 29 OUTUBRO 2022 - MATOSINHOS - MAU TEMPO NA AVENIDA DA LIBERDADE
Fotogaleria
PP - 29 OUTUBRO 2022 - MATOSINHOS - MAU TEMPO NA AVENIDA DA LIBERDADE ,PP - 29 OUTUBRO 2022 - MATOSINHOS - MAU TEMPO NA AVENIDA DA LIBERDADE Paulo Pimenta,Paulo Pimenta
ipma,mau-tempo,proteccao-civil,sociedade,meteorologia,clima,
Fotogaleria
O IPMA colocou o distrito do Porto sob aviso amarelo e Lisboa em alerta laranja Paulo Pimenta

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) registou, até às 16h deste sábado, 337 ocorrências devido a chuva forte e trovoada em todo o país, disse fonte oficial à agência Lusa.

Entre as 0h e as 16h, foram registadas 337 ocorrências a nível nacional, mobilizando 1177 operacionais e 398 meios terrestres, afirmou à agência Lusa Alberto Fernandes, oficial de operações do comando nacional da ANEPC.

Grande parte das ocorrências deveu-se a pequenas inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa (221). Os distritos mais afectados são Lisboa (99), Porto (73) e Leiria (33).

As ocorrências não provocaram vítimas, nem danos, adiantou a mesma fonte da ANEPC.

O oficial de operações do comando nacional da ANEPC adiantou que se prevê um desagravamento das condições climatéricas a partir das 18h.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado os distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Santarém, Lisboa e Setúbal sob aviso laranja até às 15h, devido à previsão de trovoada e chuva forte ou intensa.

Sob aviso amarelo estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Bragança até às 18h, e Vila Real, até às 21h, devido a chuva ou a trovoada, no caso do último distrito.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Este artigo foi actualizado às 19h do dia 29 de Outubro de 2022 com a informação da ANEPC relativa às ocorrências registadas até às 16h.

Sugerir correcção
Comentar