Sondagens dão Lula à frente mas a do Datafolha dá empate técnico no limite da margem de erro

Inquérito de opinião do Datafolha para a Folha de S.Paulo e a TV Globo dá 52% dos votos válidos para Lula e 48% para Bolsonaro. Na do Ipec para a Globo, a folga do ex-Presidente é bem maior.

Foto
EPA/Sebastiao Moreira

Luiz Inácio Lula da Silva chega à véspera da segunda volta da eleição presidencial do Brasil com 52% das intenções de voto em termos de votos válidos, aponta a derradeira pesquisa do Datafolha sobre esta campanha. O seu rival, o actual Presidente Jair Bolsonaro, tem 48%.

Na anterior sondagem, publicada na quinta-feira, o ex-Presidente surgia com 53% e o candidato à reeleição 47%. Os votos válidos são a métrica de contagem do resultado final do sufrágio pela Justiça Eleitoral. Excluem os brancos e nulos no dia do voto e, para fins da sondagem, os indecisos.

Nos chamados votos totais, que abarcam todas as categorias, Lula tem 49% (tal como na anterior), mas Bolsonaro subiu para 45% (tinha 44%). Aqui estão os contingentes mais propensos a definir o resultado final: 4% de quem diz votar branco ou anular (eram 5%) e os indecisos, que se mantêm 2%.

A sondagem Datafolha ouviu 8.308 pessoas em 253 municípios, num levantamento encomendado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo. O trabalho de campo foi feito na sexta-feira e no sábado.

Vitória na do Ipec

A sondagem do Ipec para a Globo é mais favorável ao ex-Presidente, colocando-o a oito pontos percentuais à frente do actual chefe de Estado. Neste inquérito de opinião, Lula tem 54% dos votos válidos, contra 46% de Bolsonaro.

Com trabalho de campo feito entre quinta-feira e este sábado, a sondagem divulgada pelo site G1, tal como a do Datafolha, tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Perante isso, vemos que o mínimo que Lula pode atingir é 52% e o máximo a que Bolsonaro pode alcançar serão os 48%.

Este inquérito de opinião teve por base entrevistas a 4272 pessoas em 236 municípios.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários