Warhol contra Goldsmith

Andy Wharol produziu uma série de serigrafias a partir da fotografia de Linn Goldsmith, introduzindo algumas modificações e cores, e as novas obras venderam-se e vendem-se por milhões de dólares.

O Supremo Tribunal norte-americano, dentro em breve, vai ter de decidir uma questão muito relevante no mundo da criação artística: a partir de quando é que uma obra de um artista foi suficientemente transformada por outro artista por forma a esta nova obra não ter de pagar direitos de autor pela utilização/incorporação da anterior obra. Se a obra for considerada (suficientemente) transformadora, está protegida pela doutrina do “fair use”, que afasta os direitos de autor quando, entre outros factores, a nova obra “transmite um significado ou mensagem diferente do seu material de origem”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar