Vésperas
Como foi possível chegar aqui? O actual Presidente explora o que já era latente no Brasil: a lógica da dominação, herança da escravatura e da ditadura, o racismo, a suspeição face à ciência.
O Brasil pode entrar na próxima semana num regime autoritário, caso o actual Presidente da República seja reeleito. Não é tempo de quaisquer subtilezas semânticas. As obras recentes de Lia Rodrigues, Emicida, Lilia Schwarzc, os filmes Aquarius e Bacurau já tinham dado o alerta. As instituições democráticas serão asfixiadas, o direito de cidadania será restringido, a natureza será explorada e o extractivismo será a base da exploração dos recursos naturais. Tudo será feito pelos aliados do actual Presidente fortemente incentivados por ele dadas as dificuldades de sobrevivência de contrapesos democráticos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.