Paul e Joanne: uma das maiores histórias alguma vez contadas

A história de uma mulher que não fugiu, mesmo quando tinha razões para o fazer, e de um homem que passou a vida a fugir. The Last Movie Stars, finalmente, a 3 de Novembro na HBO Max.

Foto

É como se nos últimos anos da vida que tiveram juntos Paul Newman e Joanne Woodward tivessem cedido ao cliché: ali estava essa espécie de milagrosa aberração, o casal de estrelas de Hollywood que se mantinha junto ao fim de quase 50 anos de matrimónio. Newman morreu em 2008, precisamente o ano das bodas de ouro do casamento com Joanne, e nas imagens mais tardias de The Last Movie Stars há mais do que um momento com o casal em talk shows da televisão americana a ser apresentado exactamente assim, como um cliché, como um par de bizarrices de um circo de freaks, motivo para as mais excruciantes platitudes sobre o amor e o matrimónio. Talvez por estarem velhotes, talvez por, finalmente, estarem mais pacificados com eles próprios e com a vida que tiveram, Paul e Joanne submetiam-se a esse massacre com sorrisos complacentes para os entrevistadores e trocas de olhares cúmplices entre os dois.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar