As plantas falam e são as nossas jardineiras — o mundo segundo Emanuele Coccia

Devemos às plantas o nosso mundo, diz o filósofo italiano. Um mundo de metamorfoses, um fluxo imparável de átomos, corpos e ideias. Conversa sobre natureza, moda e a casa como espaço de felicidade.

Foto
Um filósofo na natureza: Emanuele Coccia a abraçar uma árvore de Lisboa Nuno Ferreira Santos

Não podem mudar de sítio, não caminham, não voam. As plantas “parecem ausentes, como que perdidas num longo e surdo sonho químico”, mas são elas que “fazem mundo”. O mundo é, “para a grande maioria dos organismos, o produto da vida vegetal, o produto, desde tempos imemoriais, da colonização do planeta pelas plantas”. Foram elas que “transformaram para sempre o rosto do nosso planeta”, ao encher a atmosfera de oxigénio — podemos agradecer à fotossíntese a nossa existência. A descrição é de Emanuele Coccia: está em A Vida das Plantas — Uma Metafísica da Mistura, livro de culto do filósofo italiano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários