O que é o semaglutido, o medicamento para a diabetes usado para perder peso?

Foi desenvolvido e está aprovado para o tratamento da diabetes, mas é usado também para perder peso. Como funciona? Quais os efeitos secundários?

Foto
Semaglutido foi desenvolvido para o tratamento da diabetes, mas é também usado para reduzir peso i yunmai

Leia também:


O que é o semaglutido?

É nome da substância activa de um medicamento da farmacêutica Novo Nordisk aprovado e comparticipado em Portugal para o tratamento da diabetes tipo 2 mal controlada. Este fármaco é vendido numa caneta injectável, mediante prescrição médica.

Como funciona o semaglutido?

Este fármaco mimetiza a incretina GLP-1, uma hormona produzida no tracto gastrointestinal que aumenta a secreção de insulina. Foi estudado e está indicado para o tratamento da diabetes tipo 2. Mas não é o primeiro desta classe de medicamentos, apesar de ser o que demonstrou melhores resultados até à data. Há um antecessor, o liraglutido, que existe em Portugal em duas versões, uma aprovada para diabéticos tipo 2 e comparticipada em 90% e outra indicada para tratamento de determinados casos de obesidade, sem apoio estatal. Os especialistas adiantam que foi, entretanto, aprovada nos Estados Unidos uma outra substância com efeitos que consideram ainda mais promissores – tirzepatide – e que, à semelhança dos outros fármacos, foi aprovada em primeiro lugar para a diabetes tipo 2.

Quanto custa?

Em Portugal, uma embalagem custa cerca de 120 euros, mas, como o fármaco é comparticipado em 90% para a diabetes, acaba por custar pouco mais de 12 euros com receita médica e estará a ser abundantemente receitado off label (com um fim diferente daquele para o qual foi estudado), fazendo disparar a despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e causado escassez nas farmácias, mesmo para os diabéticos.

Porque motivo está a ser utilizado como medicamento para emagrecer?

Está a ser usado para perder peso porque, apesar de não ter sido investigado com esse objectivo, percebeu-se que consegue retardar o esvaziamento do estômago, reduzindo o apetite e aumentando e prolongando a sensação de saciedade. Em Portugal, porém, está por enquanto aprovado apenas para o tratamento da diabetes tipo 2 “insuficientemente controlada como adjuvante à dieta e exercício, em monoterapia, quando a metformina é considerada inapropriada devido a intolerância ou contra-indicações”, explica a farmacêutica Novo Nordisk.

Quais são os riscos e efeitos secundários? ​

O semaglutido pode provocar enjoos, vómitos, diarreia ou obstipação. É contra-indicado em grávidas, mulheres que estão a amamentar, doentes com problemas nos rins ou no pâncreas e pessoas com tumores na tiróide.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários