Veja em directo o último eclipse parcial do Sol do ano

O eclipse solar de terça-feira é o último de 2022 e é parcial porque apenas uma parte do Sol é ocultada pela Lua, cortando uma fracção da luz.

Veja em directo Observatório Real de Greenwich

Um eclipse parcial do Sol será visível na terça-feira, se as condições meteorológicas o permitirem, em vários países europeus, em África e na Ásia. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o fenómeno não será visível em Portugal.

O portal de notícias sobre espaço e astronomia Space.com refere que o eclipse poderá ser visível na maior parte da Europa, no nordeste de África e em grande parte da Ásia ocidental e central.

O eclipse solar de terça-feira é o último de 2022 e é parcial porque apenas uma parte do Sol é ocultada pela Lua, cortando uma fracção da luz.

Para haver um eclipse do Sol, seja total ou parcial, é necessário que a Terra, o Sol e a Lua estejam alinhados, com a Lua no meio. Regra geral, ocorrem dois eclipses solares por ano.

Foto
Os países onde será visto. Portugal fica de fora

Para que um eclipse solar possa ser observado em segurança não se deve olhar directamente para o Sol, mas olhar, por exemplo, na falta de filtros solares, para a sua imagem projectada num cartão, por meio de um orifício, ou na sombra das árvores.


Notícia corrigida às 10h56 de dia 25. Ao contrário do inicialmente avançado pela Agência Lusa, o fenómeno não será visível em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar