Xi Jinping promove chefes de gabinete e outros velhos aliados ao topo do PC chinês

No início de um histórico terceiro mandato como secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping fez-se rodear de dirigentes com provas dadas de lealdade. Li Qiang, visto como o próximo primeiro-ministro, foi seu chefe de gabinete e enfrentou críticas pela gestão da pandemia em Xangai.

Foto
Xi Jinping foi eleito para um raro terceiro mandato como líder do Partido Comunista Chinês EPA/MARK R. CRISTINO

O Presidente da China, Xi Jinping, foi reconduzido neste domingo para um terceiro mandato de cinco anos na liderança do Partido Comunista Chinês (PCC), onde se concentra a verdadeira fonte do poder político no país. Ao mesmo tempo, Xi reforçou o seu círculo mais próximo com figuras de inquestionável lealdade, enviando dois sinais para dentro e para fora do país: depois de ter afastado os seus principais adversários ao longo da última década, tem agora à sua frente um mandato imune a críticas e a pressões internas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários