Sopa da pedra

A lógica, apesar de sinistra, é linear: se a civilização ameaça o planeta, é preciso ameaçar a civilização; se a civilização provoca o apocalipse climático, a resposta deve ser o apocalipse civilizacional.

Segundo o grupo Just Stop Oil, o ataque com sopa aos Girassóis de Van Gogh, na National Gallery de Londres, foi “uma resposta à inacção do Governo britânico perante a crise do custo de vida e a crise climática”, num momento em que “são lançados novos concursos para o licenciamento da exploração de gás e petróleo”, e em que a “subida em flecha do preço da energia” envia milhões de britânicos para a “pobreza energética”. Portanto, os activistas contestam ao mesmo tempo os efeitos do excesso de uso de fontes de energia poluentes (a crise climática) e os efeitos da escassez dessas mesmas fontes (a crise do custo de vida). Daí, exigem simultaneamente medidas que restrinjam a oferta e que mantenham a procura de gás e produtos petrolíferos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários