Qatar 2022: o futebol é cínico, ou é sujo. Ou ambos

Os adeptos e a FIFA podiam estar-se nas tintas para os direitos das mulheres, das pessoas LGBTQ e dos imigrantes no Qatar, mas reagir quando se sentissem diretamente afetados. Só que não: já se venderam quase três milhões de bilhetes. De onde vem a anestesia?

Estima-se que a empreitada de construção de novos estádios, hotéis, rede de metro e outras infra-estruturas do Qatar 2022 vale 220 mil milhões de dólares. Mais coisa, menos coisa, é o PIB português, feito com um exército de escravos modernos. O The Guardian contactou as autoridades indianas, bangladeshianas, nepalesas, cingalesas e paquistanesas e concluiu que até 2020 já tinham morrido no Qatar 6500 trabalhadores destes países, uma subestimativa que não contabiliza os mortos de outros países. O Governo do Qatar contou apenas 37 mortes em estaleiros de estádios, das quais, três com causas relacionadas com o trabalho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 37 comentários