Da música ao design, estas cidades fizeram da criatividade um posto

Integram a rede de cidades criativas da UNESCO. Artesanato, música, literatura ou design são a sua bandeira. Leiria, Caldas da Rainha, Idanha-a-Nova, Covilhã e Óbidos, as cidades criativas do Centro.

Foto
Exibição musical a partir da cerâmica da Bajouca Pedro Cerqueira

Olhando para a ligeireza com que Maria José Caroço constrói um adufe, até parece fácil. Envolve a pele na armação de madeira, prega-a, coloca umas caricas no interior — “também podem ser pedrinhas”, anuncia — e depois passa à parte da cosedura, antes de colocar a fita em toda a volta. No final, resta-lhe decorar o instrumento com laços — chamam-se “maravalhas” — nos quatro cantos e o adufe está pronto para ser colocado à venda no Centro de Artes Tradicionais de Idanha-a-Nova, equipamento municipal que vai mantendo viva a tradição da construção deste instrumento musical.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar