Fim-de-semana na TV: dinossauros, tentativas, Celebrity Beef e Porchat na peugada de Saramago

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
A Viagem de Portugal conduzida por Fábio Porchat chega à RTP1 no sábado à noite DR

CINEMA

Parque Jurássico
Fox, sábado, 14h57

Em 1993, Steven Spielberg deixou milhões boquiabertos e de respiração suspensa perante a visão de uma ilha de dinossauros. Era o início de uma saga de sucesso, baseada no best-seller de Michael Crichton, que já conta seis capítulos no cinema. À excepção do último, são todos emitidos hoje, em maratona.

O Lobo de Wall Street
AMC, 22h10

O jovem corretor Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) encontra na bolsa de Nova Iorque o palco ideal para a sua ambição. Tendo como alvo os investidores de Wall Street, envereda por todo o tipo de esquemas, legais ou não, que lhe alimentem a sofreguidão de poder, dinheiro, droga, sexo, corrupção e excessos. Mas até um predador astuto pode ser apanhado.

Baseado na história real de Belfort, o filme esteve nomeado para cinco Óscares: melhor filme, actor principal (DiCaprio), actor secundário (Jonah Hill), realização (Martin Scorcese) e argumento adaptado (Terrence Winter).

Sem Sombra de Pecado
RTP2, sábado, 1h05

Enquanto cumpre o serviço militar, Henrique, um jovem de uma família burguesa abastada, começa a receber misteriosos telefonemas de uma mulher. Segue-se uma série de encontros sem consequências, que levam Henrique a descobrir que o amor e a guerra têm muito em comum: as estratégias, as tácticas, os inimigos e os aliados. O jogo começa a revelar-se pouco a pouco, à medida que Henrique se sente preso numa armadilha à qual não sabe resistir: a vingança.

Realizado por José Fonseca e Costa, o filme baseia-se em E aos Costumes Disse Nada, de David Mourão Ferreira, que co-assina o argumento com o realizador.

Doutor Jivago
RTP Memória, domingo, 15h04

Em 1965, o realizador David Lean adaptou o romance clássico do autor russo Boris Pasternak, uma história de amor que, com a I Guerra Mundial e a Revolução Russa como pano de fundo, conta o comovente drama de um angustiado médico-poeta, o Dr. Jivago (Omar Sharif).

Dividido entre o amor pela mulher, Tonya, e a paixão que o une a Lara, a sua vida entra numa confusão, motivada por forças sociais que transformam o seu mundo para sempre. Doutor Jivago ganhou cinco Óscares em dez nomeações.

Com Paixão
Cinemundo, domingo, 20h35

Em 1968, o jornal The Sunday Times desafiou velejadores de todo o mundo para uma corrida à volta do globo. Inscreveram-se oito profissionais experientes e uma surpresa: Donald Crowhurst, um amador num trimarã construído por si.

Protagonizado por Colin Firth, realizado por James Marsh e escrito por Scott Z. Burns, um drama biográfico sobre a história verdadeira de Crowhurst. Rachel Weisz, David Thewlis e Ken Stott também entram no elenco.

Mamã
SyFy, domingo, 23h13

Em contagem decrescente para o Halloween, o SyFy exibe o filme de terror que, em 2013, foi escolhido para abrir o Fantasporto, onde ganharia o prémio máximo e também os galardões para melhor realizador (Andrés Muschietti) e actriz (Jessica Chastain).

Depois de um inexplicável ataque de raiva o levar a matar a esposa, Jeffrey leva as filhas pequenas para o bosque, com a intenção de lhes tirar a vida e de se suicidar a seguir. A tragédia é impedida quando uma força misteriosa o agarra e mata. Cinco anos mais tarde, as duas meninas são encontradas vivas numa velha cabana abandonada. Alguém ou alguma coisa assegurou a sobrevivência delas. Resta saber a que preço.

O Segredo de Brokeback Mountain
TVCine Emotion, domingo, 1h25

Ang Lee é o realizador desta história de amor proibido entre dois cowboys, passada no Wyoming de 1963 e protagonizada por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. Venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza e arrecadou três Óscares – melhor realizador, argumento adaptado (Larry McMurtry e Diana Ossana) e banda sonora (Gustavo Santaolalla) – entre os oito para que estava nomeado.

DOCUMENTÁRIO

Viagem a Portugal
RTP1, sábado, 21h01

Estreia. Fábio Porchat vai na peugada de José Saramago, pelos sítios que o Nobel visitou e registou em Viagem a Portugal. E nós vamos com o humorista brasileiro à redescoberta do território, mais de 40 anos depois do livro. Se Saramago deambulou pela própria terra, entre Outubro de 1979 e Julho de 1980, Porchat traz ao Portugal de 2022 “a frescura de um olhar irmão do outro lado do Atlântico”, refere a sinopse.

Nascida para assinalar o centenário do nascimento do autor, a série documental foi produzida em colaboração com a Fundação José Saramago e com a bênção de Pilar del Río.

Os seis episódios, com realização de Ivan Dias, são debitados a ritmo semanal. O primeiro contém “gaitas-de-foles mirandesas, uma aldeia mágica, a D. Maria São Romão, bagaços vários, um cemitério, variadíssimas igrejas (...), um doce de cariz questionável e um almoço com um escritor de talento inquestionável”, enumera a RTP.

SÉRIES

Voos Turbulentos
RTP2, sábado, 17h23

As noites de sábado acolhem oito episódios que recriam o percurso de dois pioneiros holandeses da aviação: Albert Plesman, fundador da KLM, e Anthony Fokker, piloto e fabricante de aeronaves. A série, situada entre 1919 e 1930, foca-se no seu empreendedorismo mas, sobretudo, na relação entre duas personalidades muito distintas, ora em registo de rivalidade ora de simbiose.

Arte de Tentar
SIC Radical, sábado, 22h45

Estreia. Conhecida do stand-up, do Relatório DB de Diogo Batáguas (com quem anda em digressão) e de programas televisivos como Curto Circuito ou Irritações, sem esquecer a presença na rádio, a humorista Luana do Bem surge agora numa (tentativa de) série.

Aventura-se por diversos campos artísticos e, amparada por mentores, vai tentando criar obra. A ideia é produzir uma peça “que seja suficientemente boa para expor numa galeria”, anuncia a produtora Kilt. “Pelo menos, tenta”. A cada ensaio corresponde um dos seis episódios, para seguir ao sábado. O guião é co-escrito pela anfitriã e por Guilherme Ludovice.

ÓPERA

La Gioconda
RTP2, sábado, 22h04

Com libreto de Arrigo Boito e baseada na peça Angelo, Tirano de Pádua, de Victor Hugo, a ópera de Ponchielli transporta-nos para uma história de amor e tragédia na Veneza do século XVII. Esta produção, dirigida por Pier Luigi Pizzi e coreografada por Gheorghe Iancu, foi gravada no Gran Teatre del Liceu (Barcelona), em 2019, com Guillermo García Calvo no púlpito de maestro.

MÚSICA

Unique - Um Artista, Um Lugar, Um Concerto
RTP2, domingo, 23h15

O violinista franco-sérvio Nemanja Radulovic toca em Carnac, França, entre as rochas daquela paisagem neolítica. Gravado em 2020, foi o concerto inaugural de Unique - Um Artista, Um Lugar, Um Concerto, um ciclo apostado em levar a música clássica a locais históricos. É acompanhado pelo seu ensemble, o Double Sens, e pela pianista Laure Favre-Kahn. Bach, Vivaldi e Bloch fazem parte das partituras.

CULINÁRIA

Celebrity Beef
E!, domingo, 20h

Estreia. Apresentado e produzido pelo actor e comediante Joel McHale, faz da culinária uma competição e um momento de entretenimento.

Cada episódio traz um duelo entre duas personalidades conhecidas. Além de cozinharem sob pressão, têm de lidar com reviravoltas introduzidas a meio, sejam vantagens como ingredientes secretos ou penalizações como a troca dos utensílios por ferramentas de jardinagem.

O juiz é McHale e o vencedor ganha 10.000 dólares, que doará a uma instituição de solidariedade social. O primeiro episódio opõe Cheryl Hines e Rachael Harris num desafio de cupcakes.

INFANTIL

A Ovelha Choné - O Filme
Nos Studios, sábado, 8h20

Com realização e argumento de Mark Burton e Richard Starzak, adapta ao cinema as peripécias em stop-motion da personagem criada por Nick Park. Nesta, o rebanho aventura-se na cidade, depois de para lá ter mandado acidentalmente o seu agricultor guardião da quinta.

Os Pinguins de Madagáscar (V. Port.)
Fox, domingo, 11h31

Depois de terem conquistado espectadores de todas as idades na saga Madagáscar, as pequenas e organizadas aves ganharam protagonismo.

Capitão, Kowalski, Rico e Soldado, os mais famosos pinguins do cinema, fazem agora parte de uma tropa de elite que terá de unir as suas forças (e algumas fraquezas) a uma polícia de intervenção denominada Vento do Norte. Missão: proteger os animais da fúria de Dave, um polvo maléfico que, movido pelo desejo de vingança, quer destruir a raça dos adoráveis pinguins.

Sugerir correcção
Comentar