Trump assinou declaração com números falsos sobre fraude eleitoral

Advogado do ex-Presidente dos EUA foi obrigado, por um juiz da Califórnia, a entregar dezenas de emails à comissão de inquérito sobre a invasão do Capitólio. Mensagens entre Donald Trump e John Eastman “promovem uma conspiração para defraudar os Estados Unidos”.

Foto
Os advogados John Eastman e Rudolph Giuliani discursaram no comício de 6 de Janeiro de 2021 que antecedeu a invasão do Capitólio Reuters/POOL

O anterior Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já sabia que as suas queixas de fraude eleitoral no estado da Georgia eram “incorrectas” e não podiam ser provadas em tribunal, quando assinou, sob juramento, um documento oficial que dizia o contrário. A conclusão faz parte da decisão de um juiz da Califórnia, conhecida na quarta-feira, sobre a confidencialidade de uma série de emails trocados entre Trump e o advogado conservador John Eastman após a eleição presidencial de Novembro de 2020.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários