Construção do cavaquinho inscrita como Património Cultural Imaterial

Direcção-Geral do Património Cultural anunciou decisão esta quinta-feira.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu os “saberes e práticas tradicionais de construção do cavaquinho” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, anunciou aquela entidade esta quinta-feira.

Em comunicado, a DGPC anunciou esta quinta-feira que a inscrição foi confirmada por despacho da subdirectora-geral do Património Cultural, a ser publicado brevemente em Diário da República.

“A DGPC reconhece desta forma que a construção do cavaquinho está activa e é fundamental na reprodução de uma memória e de uma identidade regional e colectiva, que de forma dinâmica preserva a herança da música e dos instrumentos tradicionais portugueses”, pode ler-se no comunicado do organismo tutelado pelo Ministério da Cultura.

O pedido de registo foi submetido pela Associação Cultural e Museu Cavaquinho, na sequência de um protocolo com a DGPC, de 2014, “que previa o desenvolvimento de um procjeto de investigação com vista ao registo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”.

As duas entidades desenvolveram, entre 2014 e 2016, uma investigação, em articulação com os próprios construtores, tendo concluído que “os saberes e práticas tradicionais de construção do cavaquinho configuram uma actividade de carácter artesanal que se desenvolve em Portugal em ligação com as práticas musicais de matriz igualmente tradicional”.

“A produção deste instrumento musical conheceu novos ímpetos desde as últimas décadas, quer em virtude da sua utilização em novos géneros musicais, quer da ampliação dos seus mercados para além do nacional”, acrescentou a DGPC.

A documentação que caracteriza este “saber fazer”, que requer “grande conhecimento dos materiais e das técnicas tradicionais, transmitido intergeracionalmente”, pode ser consultado online, na plataforma MatrizPCI da DGPC.

Sugerir correcção
Comentar