Biden já tem estratégia
A nova estratégia de segurança nacional dos EUA é uma actualização fiel do internacionalismo liberal que desde o segundo pós-guerra constitui a tradição da política externa norte-americana
Há muito esperada e quase a meio do mandato, a administração Biden apresentou, finalmente, a nova estratégia de segurança nacional. E não surpreendeu. A nova estratégia é uma actualização fiel do internacionalismo liberal que desde o segundo pós-guerra constitui a tradição da política externa norte-americana. Roosevelt definiu-a, ainda, durante a guerra e traduzia-a na Carta do Atlântico, em 1941. Truman aplicou-a no pós-guerra. E, desde 1947 que o National Security Act a materializou num consenso político e a codificou num diploma legal.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.