Chega quer levar para as ruas um novo movimento sindical inspirado na extrema-direita espanhola

O Solidariedade apresentado pelo partido replica o modelo do sindicato Solidaridad, criado em 2020 pelo Vox, partido de extrema-direita espanhol que, por sua vez, vai buscar inspiração ao movimento anti-soviético criado por Lech Walesa em 1980 na Polónia.

Foto
Desde 2019 que o Chega manteve uma grande aproximação ao Movimento Zero, que agora se vai tornar um sindicato Francisco Romao Pereira

Há dois anos, o presidente do partido Vox, Santiago Abascal, anunciava a criação de um novo sindicato de direita em Espanha, o Solidaridad, para “proteger os trabalhadores” sem servir “causas ideológicas” ou “forçar uma inexistente luta de classes”. Hoje, o líder do Chega, André Ventura, ecoava as palavras do político de extrema-direita espanhol ao apresentar uma nova federação sindical de direita em Portugal, o Solidariedade, que pretende ser uma “alternativa sindicalista” à “esquerda e à luta de classes”. “A valorização dos trabalhadores, dos seus salários e das suas carreiras não é uma questão de esquerda, nem de centro, nem de direita, é uma questão do interesse nacional”, defendeu esta segunda-feira numa conferência de imprensa na sede nacional do partido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários