Maioria dos candidatos republicanos em Novembro rejeita eleição de Biden

Dos mais de 500 candidatos do Partido Republicano a vários cargos nacionais e estaduais nas eleições de Novembro, nos EUA, cerca de 300 negam que Joe Biden seja o legítimo vencedor da eleição presidencial de 2020. Os que triunfarem vão ter um papel fundamental na certificação dos resultados em 2024.

Donald Trump num comício de Herschel Walker, o candidato republicano a senador na Georgia
Fotogaleria
Donald Trump num comício de Herschel Walker, o candidato republicano a senador na Georgia Reuters/DUSTIN CHAMBERS
partido-democrata,donald-trump,america-norte,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Um apoiante de Donald Trump protesta contra os resultados eleitorais na Pensilvânia, em 2020, durante a contagem dos votos Reuters/MARK MAKELA

Dois anos depois de Donald Trump ter quebrado uma das principais tradições da democracia dos Estados Unidos, ao recusar-se a aceitar a sua derrota na eleição presidencial de 2020, centenas de candidatos do Partido Republicano a diversos cargos ameaçam seguir-lhe as pisadas dentro de três semanas. Nas primeiras eleições em todo o país após a invasão do Capitólio, marcadas para 8 de Novembro, mais de 200 republicanos com fortes hipóteses de serem eleitos, em 48 dos 50 estados, negam a legitimidade da vitória de Joe Biden em 2020 e muitos dos que triunfarem nas suas eleições vão ter um papel fundamental na certificação dos resultados da eleição presidencial em 2024.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 20 comentários