Endividada, câmara de Vila Real de Stº António paga um milhão de euros por demitir funcionário

A autarquia está endividada até ao telhado. O património municipal mais valioso, incluindo o edifício dos Paços do Concelho, encontra-se hipotecado à banca. O Tribunal de Contas (TdC) hesita em viabilizar mais um empréstimo de 36 milhões.

Foto
Câmara acumula dívidas LUÍS FORRA

No dia em que festejava um ano de mandato, o presidente do município de Vila Real de Stº António, Álvaro Araújo, socialista, recebeu a visita do Tribunal de Contas (TdC). Quatro inspectores, durante uma semana, analisaram as facturas do município e da Sociedade de Gestão Urbana (SGU), a empresa municipal declarada falida. “Esta é a câmara mais endividada do país per capita”, reconhece o autarca, admitindo estar “bloqueado” nas acções que pretende levar a cabo. Para agravar a situação, acumulou uma dívida de um milhão de euros por despedimento ilegal de um funcionário.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários