Compreender os anos 30 para evitar uma nova Grande Depressão

Ben Bernanke demonstrou que as falências dos bancos foram não uma “consequência”, mas antes uma “causa” da Grande Depressão: na ausência de bancos que oferecessem credito às famílias e às empresas, estas deixaram de poder consumir e investir, levando a uma grande contração da procura agregada.

Foto
George Bailey (protagonizado por James Stewart), de Do Céu Caiu Uma Estrela (It’s a Wonderful Life), de Frank Capra (1946) DR

Durante a crise financeira de 2008 levantaram-se várias críticas ao rumo que a ciência económica tinha tomado nas décadas anteriores: criticava-se o “consenso” de que políticas macroeconómicas bem desenhadas tinham “domado” o ciclo económico e eliminado grandes crises. Outro aspecto deste “consenso” era de que o sector financeiro era simplesmente um “véu”: disrupções ou crises financeiras não teriam grandes efeitos na economia real.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários