Professores querem grupo para discutir aceitação de variedades de português em exames

Associação de Professores de Português quer que outras associações façam parte de um grupo de trabalho no conselho científico do Instituto de Avaliação Educativa (Iave). Questão surge depois de professores e alunos relatarem que exame nacional de português penalizava quem usasse a variedade brasileira.

Foto
Exame nacional de português este ano não tinha regra clara sobre se era possível aceitar variedade brasileira Rui Gaudencio

A Associação de Professores de Português (APP) propôs ao Instituto de Avaliação Educativa (Iave) criar um grupo de trabalho no seu conselho científico para discutir a aceitação das variedades linguísticas codificadas do português nos exames nacionais. Segundo o Ministério da Educação, o presidente do Iave manifestou “disponibilidade para discutir o assunto com a referida associação, o que acontecerá brevemente” - mas não especificou quando.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 65 comentários